Bom dia!
Depois de ter sido fritado por Jair Bolsonaro (PSL) na semana passada, o presidente do BNDES, Joaquim Levy, apresentou a sua demissão neste domingo (16). A Gazeta do Povo analisa cinco nomes cotados para substituir Levy, que transitou pelo petismo e pelo bolsonarismo e teve uma gestão marcada por atritos com o governo.
- Olavo Soares entrevista João Amoêdo. O presidente do Novo conta por que não aceita o rótulo de "bolsonarismo gourmet".
- Os supostos diálogos entre Sérgio Moro e procuradores do MPF pode enterrar a Lava Jato? Esse é o tema do Podcast República com Fernando Martins, Renan Barbosa e Kelli Kadanus.
- Novo Senado, velha política. A atual legislatura gasta mais do que o dobro da anterior em viagens internacionais. Quem faz as contas é Lúcio Vaz.
- De uma lei que obriga a ter obras de arte a outra que proíbe não dar recompensa a quem encontrou algo perdido, Paulo Polzonoff Jr. elenca algumas legislações absurdas pelo país.
Opinião da Gazeta
No editorial desta segunda (17), a Gazeta comenta o projeto de lei de iniciativa de Bolsonaro que altera o Código de Trânsito Brasileiro:
"Ainda não chegamos a um estágio em que campanhas de conscientização e outras medidas baseadas na boa vontade dos motoristas bastam para termos um trânsito civilizado. É por isso que não é a hora de um projeto de lei que invista no afrouxamento das regras de trânsito, especialmente quando ele não ataca as verdadeiras desproporções existentes no Código de Trânsito."
Aprofunde-se
A Gazeta do Povo produziu uma série especial sobre a gestão privada de presídios no Brasil. Katia Brembatti e Giulia Fontes explicam o que esse modelo, que está sendo discutido tanto no Paraná quanto em São Paulo, tem a oferecer.
- Kelli Kadanus analisa o fenômenos das milícias – e mostra por que elas ameaçam não apenas a segurança pública, como a própria democracia.
- Jorge Caldeira conta por que o Brasil perdurou por tanto tempo como uma ilha monárquica cercada por repúblicas iluministas – havia um projeto por trás disso.
Imagem do dia
Para começar o dia inspirado
José Carlos Fernandes conta, do jeito que só ele sabe contar, a história do Lar dos Meninos de São Luiz, instituição curitibana que completa 100 anos nesta semana. Fique com um trechinho:
"Um dos efeitos instantâneos da gripe espanhola em Curitiba foi a produção de órfãos em série, problema que caiu na barra do hábito das freiras e da batina dos padres. Em tempos de Estado negligente em último grau, a Igreja era pródiga nas obras de socorro social. Justiça seja feita. Os piedosos relatos da época entoam loas a dois missionários franceses, ao padre Jean Michel e à madre Maria dos Anjos. Jean e Maria mostraram por que tinham cruzado um oceano para desembarcar nessas terras frias – e, como provou a ocasião, mórbidas."
As dicas que só a Gazeta traz
- Lucian Haro explica por que restringir o acesso dos seus filhos à internet está longe de ser chatice.
- Aléxia Saraiva dá cinco dicas de como cuidar bem de suas plantas no inverno.
- Flávia Schiochet conta a diferença entre as pimentas branca, preta e rosa.
Tenha uma semana excelente!