• Carregando...
gasolina etanol diesel gás
O preço médio da gasolina no país deve cair 21% – cerca de R$ 1,55 por litro.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Estado chave para a disputa eleitoral deste ano, as estratégias do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Lula (PT) passam por abrir vantagem em Minas Gerais. Os dois pré-candidatos correm para consolidar alianças e diminuir a rejeição pessoal no reduto que, historicamente, elege o chefe do Executivo.

Queda. O preço médio da gasolina no país deve cair 21% – cerca de R$ 1,55 por litro – em razão das reduções de impostos articuladas entre governo e Congresso e também do impacto da decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF). A estimativa é do Ministério de Minas e Energia (MME). Veja o desconto esperado para cada estado.

Energia. O processo de privatização da Eletrobras teve na venda de ações a sua etapa mais visível, mas a desestatização da companhia só se tornou plenamente vigente com a assinatura de uma série de contratos com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que já refletem na nossa conta de luz.

Política, Economia e Utilidade pública

Pacote. TCU abre investigação para avaliar PEC dos Benefícios. Na ação, o subprocurador-geral do órgão lembra que a lei eleitoral proíbe a implementação de novos benefícios (como o voucher caminhoneiro) em ano de eleições.

Conexão. Começa a era 5G no Brasil: como fica o cronograma de implantação em todo o país. Sinal foi "ligado", nesta quarta-feira (6), em Brasília. Processo deve atingir todas as capitais brasileiras até o mês de agosto.

EUA. Autor confesso do massacre em Illinois cogitou realizar outro ataque no mesmo dia. Segundo autoridades locais, atentado seria na cidade de Madison, no estado vizinho de Wisconsin.

Opinião da Gazeta

A CPI do MEC e a “contaminação” eleitoral

O fato de senadores como Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ameaçarem recorrer ao STF para que a investigação comece logo mostra que a solução de Pacheco deixou insatisfeitas algumas legendas que gostariam de ter na CPI do MEC uma arma poderosa para fustigar o presidente Jair Bolsonaro durante a campanha.

É bastante evidente, ainda mais após tudo o que se viu na CPI da Covid, que a investigação na CPI do MEC estaria subordinada a interesses eleitorais; adiar sua instalação desarmaria essa bomba.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Violência - Ministro da Defesa nega preocupação com "invasão ao Capitólio" durante eleições

Senado - CPI do MEC após eleições: qual é a avaliação do governo e da oposição

Vale do Javari - Comissão do Senado pede afastamento imediato do presidente da Funai

Colunas e artigos

Thaméa Danelon: A delação de Marcos Valério que liga o PT ao PCC

Luciano Trigo: Precisamos falar sobre liberdade de expressão

Para inspirar

Sem dúvida um dos maiores vilões do tempo na cozinha é o famoso mise en place (picar cebola, amassar o alho, lavar as ervas frescas). Por isso, Rui Morschel, do Comida de Verdade, traz três conjuntos de temperos caseiros que você deve ter sempre à mão e que vão facilitar muito o seu dia a dia.

Uma ótima quinta-feira pra você!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]