Bom dia!
Para começar. Depois de quase um ano de debates, a reforma da Previdência foi aprovada e promulgada em novembro. Mas tem gente que não sentirá seus efeitos e continuará com farta poupança. Para ser mais específico, 26 senadores e 174 deputados e ex-deputados filiados ao Plano de Seguridade Social do Congresso (PSSC).
Detalhe: considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal ao trabalhador comum, a chamada desaposentação (quando se pede novamente a aposentadoria) é permitida no plano de Previdência do Congresso. E, claro, tem parlamentar em mandado que deve aproveitar. O jornalista Lúcio Vaz divulgou a lista dos 210 parlamentares que não desistiram da previdência especial.
Será que vai? Nosso correspondente em Brasília, João Frey divulga: a advogada Rosângela Moro, esposa do ministro Sergio Moro, pode sair candidata a vice-prefeita de Curitiba. Pré-candidatos à prefeitura, Fernando Francischini (PSL) e Ney Leprevost (PSD) disputam o “passe”.
Entrevista exclusiva. Outra boa pedida de leitura: o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, falou com exclusividade com Olavo Soares e Kelli Kadanus, nossos correspondentes em Brasília. O ministro explicou o novo foco da política ambiental: menos florestas e mais cidades.
Caso Queiroz. Vale a pena também ver o que o senador Flávio Bolsonaro disse para se defender das acusações feitas contra ele no caso do ex-assessor parlamentar Fabrício Queiroz. Como o vídeo dele tem 14 minutos, fizemos um resumo sobre os depósitos bancários que somaram R$ 2 milhões na conta de Queiroz e sobre sua loja de chocolates.
O mais importante de ontem no Brasil
- Seguro obrigatório. Maioria do STF decide anular fim do DPVAT decretado por Bolsonaro
- Cortes. Sindicato fala em ao menos cem demissões na Embraer; empresa nega
- Ainda sobre a Embraer. Por que a empresa deixou o ranking das maiores empresas militares do mundo
- Fundão de R$ 2 bilhões. Bolsonaro espera parecer jurídico para decidir se veta fundo eleitoral
- Caged. Emprego formal tem melhor desempenho para novembro em nove anos
Nossa visão
O novo editorial da Gazeta do Povo aborda um tema que voltou ao noticiário nesta semana: a CPMF. Confira o editorial A reforma tributária e a CPMF e leia um trecho abaixo:
Por mais que realmente a geração e a manutenção dos empregos necessite de uma desoneração feita racionalmente, a equipe econômica continua apostando em uma compensação que traz consigo vários problemas. Trata-se de um imposto cuja cobrança ocorrerá em cascata, onerando especialmente produtos com cadeias longas, encarecendo demais o produto final.
Mundo
Estados Unidos. Donald Trump tornou-se o terceiro presidente americano a sofrer impeachment pela Câmara, a pouco menos de um ano das eleições. Mas os dois meses de acusações, investigações, revelações e debates não parecem ter diminuído a base de apoio ao republicano. Saiba como o processo de impeachment de Trump pode afetar a corrida eleitoral de 2020.
Manobra política. Enquanto Trump quer que a saga do impeachment chegue logo ao fim, com um rápido julgamento pelo Senado, que quase certamente vai absolvê-lo, os democratas estão pensando em adiar o envio do processo à Câmara Alta. Entenda o motivo.
Para inspirar
Emocionante. Finalizamos a semana com uma daquelas histórias que comovem até o mais “duro na queda”. Um menino de cinco anos pôde, pela primeira vez, abraçar. Ele nasceu oito semanas antes do previsto e sem boa parte do braço esquerdo e agora ganhou uma prótese. Confira fotos e vídeo!
Obrigado pela companhia e tenha um ótimo fim de semana!