Válidas desde a virada de 2020 para 2021, as chamadas emendas de relator, ou RP9, ganharam a atenção (primeiro pelo caráter sigiloso) e depois por serem vistas como meio de garantir apoio de deputados e senadores ao Palácio do Planalto – por isso, foram apelidadas por seus críticos de "orçamento secreto". Veja na reportagem quais são os parlamentares que encabeçam esse jogo.
Manobra. Ainda nesse assunto, você deve ter acompanhando a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano que vem e visto que o Congresso retirou a obrigatoriedade da execução das emendas de relator do texto-base do projeto. Saiba por que isso aconteceu e quais os efeitos para 2023.
Combate ao crime. O grupo de trabalho que analisa o projeto do novo Código de Processo Penal, na Câmara dos Deputados, adiou a reunião marcada para esta quarta-feira (13), que discutiria se a prisão em segunda instância seria mantida na atual versão da proposta. Parlamentares favoráveis à inclusão tentam levar a discussão ao plenário.
Política, Economia e Mundo
PEC dos Benefícios. A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno, nesta quarta-feira (13), a chamada PEC dos Benefícios, que cria ou amplia uma série de auxílios sociais, ao custo de R$ 41,25 bilhões, a menos de três meses das eleições. Destaques iniciais feitos pela oposição para alterar o texto – com foco em retirar o reconhecimento de estado de emergência ou tornar as benesses permanentes – acabaram rejeitados.
Defesa do Contribuinte. Projeto de lei tem por objetivo estabelecer normas gerais relativas a direitos e deveres e prevê tratamento diferenciado a bons pagadores e a coibição de abusos por parte do fisco. A inspiração vem do Taxpayer Bill of Rights, dos Estados Unidos.
EUA. Uma emenda apresentada, na semana passada, por deputados democratas pede que o governo americano investigue se as Forças Armadas brasileiras estão interferindo nas eleições. O projeto foi proposto por seis congressistas ao Orçamento anual de Defesa dos Estados Unidos, que, até então, prevê o direcionamento de US$ 800 mil para educação e treinamento militar ao Brasil em 2023.
Opinião da Gazeta
A prisão em segunda instância e o anteprojeto do Código de Processo Penal
Tramita no Congresso Nacional há muitos anos um projeto de lei para a instituição de um novo Código de Processo Penal – sua aprovação no Senado ocorreu em 2010 –, e isso permitiria trazer de volta a possibilidade de prisão em segunda instância em ao menos uma daquelas duas frentes. No entanto, essa mudança tão fundamental para o bom combate ao crime no Brasil corre risco.
A prisão em segunda instância não apenas é o desejo da sociedade, mas também a melhor prática de combate ao crime, aplicada em praticamente todas as democracias sólidas, e que condiz perfeitamente com as atribuições de cada instância da Justiça no Brasil.
O que mais você precisa saber hoje
Vacina. Anvisa autoriza aplicação da Coronavac em crianças de 3 a 5 anos
Corte americana. Juíza nega recurso de Amber Heard para anular julgamento contra Johnny Depp
Podcast 15 Minutos. Que mensagem o Congresso dá com as emendas de relator impositivas
Colunas e artigos
Daniel Lopez. Sri Lanka, Holanda e o último suspiro da humanidade
Rodrigo Constantino. Argentina lulista acelera rumo ao destino venezuelano
Para inspirar
Férias escolares: é hora de mandar as crianças para a cozinha!
A pedido do Bom Gourmet, chefs renomados prepararam duas receitas fáceis, saudáveis e cheias de sabor para as crianças aproveitarem os dias sem aula e se divertirem na cozinha. Confira!
Uma ótima quinta-feira pra você!