• Carregando...
Linguagem neutra pode ser proibida pela Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados, em Brasília| Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Para começar esse resumo de notícias. O governo federal está confiante na vitória do líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), na disputa pela presidência da Câmara. O motivo de tanto otimismo é a divisão interna de partidos que apoiam a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), o deputado apoiado pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A Gazeta do Povo ouviu interlocutores do Palácio do Planalto e do próprio candidato sobre a contagem de votos e a expectativa de ambos os lados é alta. Clique para continuar a ler a reportagem do correspondente Rodolfo Costa.

Demissão no STF. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, determinou a exoneração do secretário de serviços integrados de saúde da Corte, Marco Polo Dias Freitas. O servidor foi o responsável por solicitar à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) uma reserva de 7 mil doses da vacina contra a Covid-19 para ministros e servidores.

Utilidade pública

Covid-19. O Brasil registrou 431 mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados do Ministério da Saúde. Com isso, chega a 191.570 o número total de óbitos causados pela novo coronavírus no país. Veja aqui o balanço completo.

Vacina. O laboratório americano Pfizer afirmou que não irá submeter sua vacina contra a Covid-19 para uso emergencial no Brasil em razão das regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Antes disso, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que, diante de um mercado consumidor "enorme" no Brasil, os laboratórios é que deveriam estar interessados nos pedidos de autorização junto à Anvisa para vender a vacina.

O que mais você precisa saber hoje

Nossa visão

Nosso editorial é sobre o papel do Brasil para a conclusão do acordo Mercosul-EU. O governo Bolsonaro pôde alegar em 2019 que uma de suas principais conquistas foi o acordo econômico entre a União Europeia (UE) e o Mercosul. Entretanto, passado um ano, o acordo continua parado na fase de revisão jurídica e ratificação pelo Congresso de cada país.

A diminuição da turbulência interna gerada pelo Brexit pode ser a oportunidade que os países do Mercosul estavam precisando para que o acordo com a União Europeia seja celebrado efetivamente no próximo ano.

Outro tema de nossos editoriais foi a reação dos partidos pequenos. De forma nada surpreendente, partidos pequenos e médios que não tiveram um desempenho tão bom nas eleições municipais de 2020 já começam a se articular para desfazer o que a minirreforma eleitoral de 2017 trouxe em termos de avanços para o sistema partidário-eleitoral. Veja a nossa visão sobre o tema:

Criar partidos no Brasil deveria ser algo extremamente fácil – mas eles teriam de ser bancados única e exclusivamente pelos filiados ou por quem compartilha de suas plataformas

Colunas e artigos

Não perca os últimos textos dos nossos colunistas:

Para inspirar

Como o casal pode aprender e crescer junto? Nesse período, perto da virada, é comum começar a pensar nos objetivos para o próximo ano. Especialmente depois desse conturbado e nada convencional 2020. Os planos podem ser muitos, mas o mais importante é se conhecer, conversar com o parceiro e estipular metas possíveis. Quer mais dicas? Clique para ler a reportagem de Rossana Bittencourt.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]