Bom dia!
A MP 870/2019, que reorganiza a estrutura dos ministérios, foi aprovada no plenário da Câmara dos Deputados. A água, porém, ainda está batendo no joelho, já que o texto precisa agora ser aprovado pelo Senado, antes do dia 3. Os ministérios continuam em número de 22, mas nem tudo continuará como nesses primeiros meses de governo: o Coaf deve voltar para a pasta da Economia e a Funai para o Ministério da Justiça, junto com a demarcação de terras indígenas – saiba como votou cada deputado na questão do Coaf.
- Os parlamentares do PSL, sigla de Jair Bolsonaro, tentam agora fazer do limão uma limonada: Olavo Soares conversou com alguns deles, que elencaram três pontos positivos da aparente derrota do governo na saída do Coaf da pasta da Justiça.
- A proposta de reforma tributária passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e deve agora ser analisada em uma comissão especial. Jéssica Sant’Ana conta como foi a votação do texto – que não veio do Executivo.
- Atualmente, 9,5 mil menores estão habilitados para adoção no país – e 46 mil candidatos a pais esperam na fila. Diante desse contraste, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, anunciou um pacote de ações para facilitar e acelerar o processo de adoção. William Bilches dá os detalhes.
- Um estudo do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se posicionou contra a prisão em segunda instância. A Associação Nacional do Ministério Público reagiu e defendeu o pacote anticrime de Sergio Moro. Juliano Pedrozo explica as razões da divergência entre as duas instituições.
Novos ares
No editorial desta quinta-feira (23), a Gazeta do Povo sai em defesa da abertura do mercado do transporte aéreo ao capital estrangeiro, prevista pela MP 863/18:
Só há uma forma de oferecer serviços melhores a preços mais baixos para o brasileiro: aumento da concorrência e liberdade para fazer negócios. Quando o Estado passa a impor exigências sobre o que pode ou não ser cobrado, sobre que rotas as empresas devem operar – em resumo, sobre como entes privados devem alocar seus recursos –, ele intervém de forma desnecessária e destrutiva.
Hermanos
Líder nas pesquisas de intenção de voto para a presidência da Argentina, a ex-presidente Cristina Kirchner pegou muita gente de surpresa: nesta quarta, ela anunciou que será candidata a vice. Isabella Mayer de Moura mostra como fica o cenário pré-eleitoral dos nossos vizinhos com o anúncio.
Imagem do dia
Tem mais
- Jatos norte-americanos interceptaram diversos bombardeiros russos no espaço aéreo internacional ao longo da costa do Alasca. Esse foi o segundo dia que caças norte-americanos detêm aeronaves russas.
- Das 399 cidades do Paraná, 273 não tiveram registro de homicídios dolosos no primeiro trimestre de 2019, segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado. Saiba quais são.
- A FIFA desistiu de expandir o número de seleções que disputam a Copa do Mundo para 48 em 2022. Questões políticas envolvendo o país-sede, o Catar, estão na origem da decisão.
- A erva-mate, velha conhecida dos sulistas, está ganhando novos usos através da criatividade de chefs paranaenses. No doce de leite, no dashi ou no camarão, a planta prova sua versatilidade. Confira na matéria de Monique Portela, no Bom Gourmet.
- Um arquiteto curitibano – premiadíssimo no ano passado pelo projeto de uma escola no Tocantins – foi convidado para criar um pavilhão temporário em Hong Kong. Na HAUS, Aléxia Saraiva mostra a instalação.
- Você sabe de onde veio o seu cãozinho? Apenas desde o começo de 2019, mais de 300 animais já foram resgatados de 11 canis clandestinos em Curitiba e região. Jéssica Maes expõe o problema.
Tenha uma ótima quinta-feira!