Bom dia!
Ontem à tarde, o texto-base da reforma da Previdência finalmente foi aprovado na comissão especial. Se tudo ocorrer bem, o projeto vai ao plenário da Câmara já na próxima semana. Leia a matéria de Jéssica Sant'Ana, que relata como foi a sessão, diretamente de brasília. E o pacote anticrime de Sérgio Moro? Ele segue tramitando pelo Congresso, mas em ritmo mais lento. Contudo, corre risco de "desidratação", quem nos conta os detalhes é Olavo Soares.
- Bolsonaro cede a corporativismos e arrisca sucesso da reforma da Previdência. Fernando Jasper conta o que aconteceu.
- Fernanda Trisotto relata como o contingenciamento de gastos está afetando Ministério da Saúde.
- Tiago Cordeiro entrevista Edson Luiz Vismona, presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), que explica como o contrabando põe em risco a soberania do Brasil e a segurança do consumidor.
- Enquanto Governo e Congresso não entram em acordo sobre como seria a reforma tributária, um grupo de empresário lançou seu próprio projeto, com imposto único. Quem dá os detalhes é Roger Pereira.
Opinião da Gazeta
No editorial de hoje, a Gazeta do Povo comenta o que esperar para a reforma da Previdência, agora que ela foi aprovada na comissão especial da Câmara:
"O saldo dos esforços da comissão é positivo, mas, no plenário da Câmara, onde há diversos deputados vindos das fileiras militares, e também mais sensíveis a pressões, a votação tende a ser mais difícil, uma vez que as comissões são ambientes controlados, em que os partidos têm a liberdade de substituir seus membros, mantendo o controle sobre o placar."
Aprofunde-se
Se a reforma da Previdência for aprovada como está, professores poderão se aposentar antes de faxineiros. Luan Sperandio explica como isso foi possível.
Imagem do dia
Lá fora
O encerramento das negociações para o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia foi um ponto para o presidente da Argentina, Mauricio Macri, que está em plena campanha presidencial. Saiba como o pacto pode influenciar a disputa.
O Comitê de Direitos Humanos da ONU divulgou um relatório sobre a situação da Venezuela e denunciou diversas violações graves do regime de Nicolás Maduro. De 2018 a maio de 2019, foram mais de 6.800 mortos por motivação política.
Para começar o dia inspirado
A história inspiradora de hoje é sobre como podemos passar bem pelo luto da morte de uma pessoa querida. Nosso colunista Francisco Escorsim dá seu testemunho, seguindo o roteiro do grande escritor francês Antoine de Saint-Exupéry.
Também vale a pena conhecer o relato de como atender um pequeno desejo pode fazer a diferença na vida de uma criança que está para ser submetida a uma cirurgia (spoiler: participação especial de Lady Bug). Por Gabriel Sawaf.
As dicas que só a Gazeta traz
- Você já ouviu falar das plantas rezadeiras? Veja quais são e como cuidar delas, com Luan Galani.
- Conheça o Taiyaki, o bolinho doce japonês em formato de peixe que começou a fazer fama por aqui. Matéria de Eloá Cruz.
- Seu filho se cobra demais? Saiba como lidar com um filho perfeccionista. Por William Bilches.
Tenha um excelente fim de semana!