Bom dia!
Até o fim da redação desse boletim (23h), a sessão da comissão especial da Câmara, em que seria votado o parecer do relator da reforma da Previdência, ainda não havia sido encerrada. Muito provavelmente os deputados madrugaram para dar cabo dos requerimentos da oposição, mas a votação do parecer deve ser iniciada mesmo somente hoje. Jéssica Sant'Ana conta como foi a movimentação da reforma nesta quarta-feira.
- O que significa as mensagens de Sérgio Moro vazadas pelo The Intercept? Renan Barbosa analisa o caso.
- Mesmo com Bolsonaro na presidência, o PT é o partido que mais recebe emendas parlamentares. Conheça o ranking na reportagem de Lúcio Vaz.
- Na esteira do ideal de valorização da família proposto por Bolsonaro, a ministra Damares Alves lança um programa que premia empresas que valorize funcionárias com filhos. Por Leonardo Desideri.
- A China continua a expandir seus negócios no Brasil. Gigante chinesa de energia solar quer 20% do mercado brasileiro ainda neste ano, por Marcos Tosi.
- E para finalizar, Marcio Campos conta como foi visitar a casa de Charles Darwin.
Opinião da Gazeta
No editorial de hoje, a Gazeta do Povo comenta os vaivéns que estão travando o andamento da reforma da Previdência:
"Infelizmente, intervenções prejudiciais não vieram apenas do Centrão e da esquerda. Até o presidente Bolsonaro cedeu ao corporativismo: chamado de "traidor" por policiais, procurou vários líderes partidários nesta quarta para interceder em favor da categoria, procurando (sem sucesso) incluir regras de aposentadoria muito mais suaves para a classe."
Aprofunde-se
Célio Martins faz uma análise do Índice Global da Paz 2019, publicação anual do Instituto para Economia e Paz – organização sem fins lucrativos sediada em Sydney, na Austrália. O Brasil que não estava nada bem no ranking caiu significativamente e ocupou a 116.ª posição. Saiba quais foram os motivos que levaram o país a não melhorar nesse índice.
Lá fora
Um juiz americano disse que um jovem de 16 anos acusado de estuprar uma menina de 16 era "de boa família" e tinha boas notas, e por isso não deveria ser julgado como adulto em um tribunal. E essa não é uma decisão isolada.
Donald Trump decidiu comemorar o Dia da Independência com um grande evento na capital americana, exibindo o seu poderio militar e colocando tanques na rua. O tom militar e os custos da comemoração provocaram críticas dos democratas.
Para começar o dia inspirado
Hoje vamos mostrar uma iniciativa eficaz do governo para combater a desigualdade social, o programa Criança Feliz. O programa visa prevenir atrasos físicos, intelectuais e emocionais de crianças vulneráveis, na primeira infância. Os repórteres do Sempre Família foram conhecer o programa na prática e contam tudo para você.
As dicas que só a Gazeta traz
- O vinho que mancha a boca é de qualidade inferior? Eloá Cruz responde a essa pergunta e explica como evitar as manchas.
- Com a chegada do inverno, a instalação de um aquecedor sustentável em casa aumenta muito o conforto. Leia em HAUS.
- Azia e queimação no estômago nem sempre são motivos para endoscopia. Conheça mais sobre o assunto com Amanda Milléo.
Tenha uma ótima quinta-feira!
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Taxa de desemprego pode diminuir com políticas libertárias de Milei
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias