Reforma tributária pode ampliar setores beneficiados com a redução da alíquota de imposto.| Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

O relatório da reforma tributária apresentado na última quarta-feira (25) amplia ainda mais a quantidade de setores beneficiados com a redução de alíquota de imposto. Na proposta, o total de áreas beneficiadas sobe de nove para 13. A consequência disso? O percentual médio dos novos tributos incidentes sobre todos os demais contribuintes deve subir. Entenda.

Publicidade

Já a gasolina... Estados decidiram em conjunto reajustar o ICMS sobre a gasolina a partir do ano que vem. Veja de quanto será o aumento.

Oposição “raiz”. Um levantamento feito pela liderança da oposição na Câmara dos Deputados revela quantos estão votando sistematicamente com o bloco. Confira os números.

Política, Economia e Mundo

Crise na segurança pública. O crescimento da violência no Rio de Janeiro tem entre os responsáveis Wilson Witzel, Lula e o STF. Para o sociólogo Eduardo Matos de Alencar, a crise de segurança começa na família.

Guerra no Oriente Médio. O embaixador de Israel na ONU classificou a organização como “falida e moralmente corrupta”. Para evitar uma escalada no conflito, os EUA mobilizaram 900 militares.

Opinião da Gazeta

O Congresso e os limites ao ativismo do STF. Por muitos anos o STF foi avançando cada vez mais sobre as prerrogativas do Legislativo. Agora, é a vez do Congresso reagir. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Publicidade

As regras que regem a composição do Supremo não são algo imutável por natureza; são assunto passível de debate, e os representantes do povo têm todo o direito de alterar desde o número de ministros até a duração de sua passagem pela corte, da maneira como julgarem mais adequada.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Eleições na Argentina. Pobreza, inflação: quais pontos vão influenciar o segundo turno na Argentina

Julgamento. Relator vota por condenar Bolsonaro por suposto uso eleitoral do Bicentenário; Araújo diverge

Presidente do STF. Barroso defende regulação de Big Techs e controle sobre “o que chega ao espaço público”

Publicidade

Tecnologia israelense. Deputado questiona Governo do Paraná e Ministério da Justiça sobre uso de “software espião”

Colunas e artigos

O que leva pais e mães ao trabalho. Se nossos pais ou avós se sustentavam com uma única renda, por que agora pai e mãe trabalham? Essa é a reflexão proposta no artigo de Matt Darling.

Deltan Dallagnol mostra que o CNJ passou a mão na cabeça do juiz “LUL22”.

Luís Ernesto Lacombe fala do mal que a ONU faz.

Para inspirar e alegrar

Rolling Stones volta em grande forma. Após 18 anos, os Rolling Stones lançaram um álbum de músicas inéditas, que já conquistou público e crítica. Mostramos o que faz “Hackney Diamonds” soar tão bem.

Publicidade

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!