Bom dia!
A comissão especial da Câmara dos Deputados responsável por analisar o conteúdo da reforma da Previdência foi instalada nesta quinta (25) e já tem presidente, vices e relator. Marcelo Ramos (PR-AM) e Samuel Moreira (PSDB-SP) serão, respectivamente, o presidente e o relator da comissão. Os trabalhos começam em 7 de maio – já que tem um feriado na quarta-feira que vem que, sabe como é, transforma a semana dos parlamentares num megaferiadão.
Depois de ter classificado os dados que embasam a reforma da Previdência como sigilosos, o governo voltou atrás e resolveu detalhar os cálculos e a economia gerada com cada item da proposta – confira a tabela. Do que o governo não abre mão é da desconstitucionalização das regras da Previdência. Jéssica Sant’Ana explica o que está em jogo nesse ponto da reforma.
No editorial desta sexta (26), a Gazeta do Povo aponta o peso do bloco da maioria no andamento da proposta, mas também as possíveis contribuições de parte da oposição – não aquela irresponsável.
Contrário ao gosto presidencial
Jair Bolsonaro (PSL) mandou tirar do ar um comercial do Banco do Brasil e demitir o diretor de Comunicação e Marketing responsável pela peça, Delano Valentim. Rubem Novaes, presidente do banco, cumpriu a orientação. A campanha era especialmente focada no público jovem. Um prêmio para quem conseguir descrever com exatidão o que desagradou o capitão no vídeo.
- O presidente também assinou nesta quinta o decreto que revoga o horário de verão no Brasil.
Não rolou
O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) tentou junto à Justiça fluminense – como já havia tentado, sem sucesso, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) – impedir a investigação contra Fabrício Queiroz, seu ex-assessor. Não conseguiu.
Hoje tem entrevista
Na quinta-feira da semana passada (18), o Supremo Tribunal Federal autorizou dois jornalistas, da Folha de S. Paulo e do El País, a entrevistarem o ex-presidente Lula. A Polícia Federal resolveu permitir que outros jornalistas assistissem à entrevista. O ministro do STF Ricardo Lewandowski, porém, acatou um pedido da defesa do ex-presidente e manteve a exclusividade para os dois veículos. Camila Abrão narra a reviravolta. A entrevista – a primeira de Lula após a prisão – será na manhã desta sexta (26).
- Falando em ex-presidente preso, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao STF que imponha ao ex-presidente e senador Fernando Collor (PROS-AL) uma pena de 22 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A ação penal acontece no âmbito da Lava Jato.
Santuários
As chamadas cidades-santuário ganharam destaque no debate sobre imigração nos Estados Unidos. Trata-se de locais que adotam políticas imigratórias que protegem os imigrantes ilegais que vivem neles. Uma delas é Los Angeles. Raphael Sibilla esteve lá para entender por que as cidades-santuário incomodam tanto o presidente Donald Trump.
Imagem do dia
Uma mãozinha
Um chef de Curitiba, que toca um restaurante sozinho com a esposa, vendeu apenas um prato nesta terça (23) – e resolveu compartilhar a decepção nas redes sociais, contando a história e as dificuldades de manter o estabelecimento. O post viralizou e a casa ficou cheia na quarta e na quinta. Quem relata esse caso é Guilherme Grandi, no Bom Gourmet.
Dar a vida
Uma jovem paranaense de 24 anos decidiu dar a vida pelo seu bebê. A sua gravidez era de risco, mas ela se negou a abortar – e morreu nesta terça (23), seis dias depois de dar à luz a pequena Martina. No Viver Bem, Raquel Derevecki conta essa história.
Tem mais
- Saiba por que Bernie Sanders, o senador norte-americano que se diz socialista, é capitalista – goste ou não.
- Você sabe o que é um taifeiro? Lúcio Vaz explica – e mostra por que essa mordomia custa R$ 35 milhões por ano ao país.
- Saiba como foi o primeiro encontro entre Vladimir Putin e Kim Jong-un.
- No Guia, Brayan Valêncio traz uma apreciação de Vingadores: Ultimato – sem spoilers!
Ótimo fim de semana para você!