Bom dia!
Não deu para a seleção brasileira - a feminina, diga-se. E com a eliminação da seleção mais simpática, voltamos os olhos para outro jogo, que segue aberto. Não, não do time de Tite (esse nem sei quando joga): o liderado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro – inclusive ele nega ser capitão dessa equipe.
Neste domingo, novos supostos diálogos entre Moro e o procurador Deltan Dallagnol foram apresentados. O The Intercept, adversário de Moro, contratou um reforço para publicar as conversas: a Folha de S.Paulo. O jornal paulistano anunciou sua parceria com o site publicando supostas conversas entre Moro e Dallagnol em que o hoje ex-juiz estava chateado com a Polícia Federal, confira o resumo.
Veja o que mais está em jogo por aí:
- Olha quem está de volta. O ex-governador e ex-senador Roberto Requião já planeja os próximos pulos. A Catarina Scortecci entrevistou o político que sempre tem algo a dizer – ou alguém para bater. Dessa vez ele provocou o atual ministro da Justiça: “De repente eu disputo o Senado com o Moro. Seria interessante o meu debate com o Moro”.
- O BNDES está disposto a vender a participação em alguns players do mercado. Roger Pereira mostra quais braços o novo presidente do banco de investimento pode negociar. Veja ainda a lista de empresas com participação do BNDES.
- No agronegócio, eis a polêmica: está mais próxima a anistia de R$ 17 bilhões do Funral, o fundo de amparo ao trabalhador rural. O motivo: o relatório da reforma da Previdência.
- Vandré Kramer escreve sobre a lição de uma das mais emblemáticas famílias do varejo brasileiro, reconhecida e elogiada no mundo inteiro. Veja como os Klein fizeram decolar Casas Bahia e como vão continuar girando a roda econômica do varejo.
Opinião da Gazeta
Criar municípios, emancipando distritos de suas cidades originais, ajuda ou atrapalha? O assunto está prontinho para ir ao plenário do Congresso e vai dar o que falar. Confira a visão da Gazeta do Povo neste editorial sobre o tema:
Por certo há casos em que a emancipação se justifica, especialmente quando um bairro ou distrito gera arrecadação substancial, mas não recebe atenção equivalente em termos de serviços. Mas o PLP 137, da forma como está redigido, ainda faz da criação de municípios uma questão de interesse mais político que técnico ou econômico. Hoje, é mais importante pensar na fusão que no desmembramento de municípios.
Aprofunde-se
Camila Abrão apresenta a visão da deputada que ama Bolsonaro e sonha implantar a monarquia no Brasil. As ideias fazem sentido? Descubra por você mesmo. E veja também:
- Agora que o STF criminalizou a homofobia, o que muda? De Brasília, Renan Barbosa traz respostas de um procurador, um advogado e um juiz.
- E uma provocação aos millenials: Por que os jovens ignoram os dados e a história e insistem em ser de esquerda.
Lá fora
Lá fora Bolsonaro está fazendo escola. Um bilionário de 38 anos bagunçou a eleição presidencial uruguaia. Conheça o admirador de Donald Trump e de Jair Bolsonaro que encostou nos líderes das pesquisas para presidente do Uruguai.
Recomendações de nossos jornalistas
- Giselle Ulbrich, da Tribuna do Paraná, conta a história de um curitibano que enraizou o sangue latino viajando pela América do Sul a bordo de um Fiat 147.
- Camila Machado traz à luz o investimento R$ 23,5 milhões recebidos pelo Hospital Angelina Caron (HAC) que vai ajudar a melhorar o atendimento no hospital, que recebe 93% de encaminhados via Sistema Único de Saúde (SUS).
- Isabelle Barone mostra que a existe salvação fora da universidade. Ela está no ensino técnico.
- Os sabores de sorvete mudaram. Já experimentou o gelado de Game of Thrones? E o de Minions? Tem ainda com gostinho de unicórnios. Guilherme Gandi explica.
- Falando em comida, o que você prefere usar na fritura: manteiga, margarina ou banha de porco? Amanda Milléo revela o que é pior para sua saúde.
E para fechar, quem estiver em Curitiba tem quentão na Osório, shows de Led Zepagain, Frejat e Djavan. Confira os destaques da semana na capital do inverno brasileiro.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião