Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Os atos de vandalismo em Brasília completaram um ano nesta segunda-feira, 8 de janeiro. Em 2023, a Gazeta do Povo mostrou como o tratamento dado pelo STF aos réus do 8 de janeiro fere direitos garantidos pela Constituição. Entenda as violações.
Evento em Brasília. O governo Lula organizou um evento para marcar o 8 de janeiro. Veja como foi o dia:
- O presidente afirmou que "não há perdão para quem atenta contra a democracia".
- Alexandre de Moraes, do STF, defendeu a regulação das redes sociais. O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, classificou os manifestantes como "falsos patriotas".
- 15 governadores, o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o senador Renan Calheiros não participaram do ato.
- O ex-presidente Jair Bolsonaro e parlamentares da oposição criticaram o evento, afirmando que o ato do ano passado não foi uma tentativa de golpe de Estado.
- Atos "pró-democracia" organizados pela esquerda em todo o país tiveram baixa adesão.
Pressão. Oito frentes parlamentares enviaram à liderança do Congresso um ofício solicitando a devolução da MP que veta a desoneração da folha de pagamentos dos setores que mais empregam no país. Com isso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fica ainda mais pressionado.
Política, Economia e Mundo
CPI e o padre Júlio Lancellotti. A Câmara de Vereadores de São Paulo começou o ano cercada pela polêmica sobre a CPI que pretende investigar ONGs e o padre Júlio Lancellotti. Entenda o que está em jogo.
Luto no esporte. O início de 2024 está sendo triste para o futebol. Após a morte de Mario Lobo Zagallo no final da semana passada, ontem foi a despedida do alemão Franz Beckenbauer. Ele morreu aos 78 anos enquanto dormia.
Giro pelo mundo. Um relatório da ONU apontou que organizações criminosas são responsáveis por mais da metade dos homicídios na América Latina e no Caribe. O Equador decretou estado de exceção após a fuga do criminoso José Adolfo Macías e uma série de rebeliões em presídios.
Opinião da Gazeta
Balança desequilibrada. Um indicador positivo da economia brasileira em 2023 foi divulgado na última sexta-feira: a balança comercial – o saldo entre exportações e importações – bateu recorde. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Não haverá como aumentar significativamente o comércio exterior brasileiro sem priorizar as parcerias com os gigantes econômicos mundiais, em um autêntico espírito de abertura comercial.
O que mais você precisa saber hoje
Sargento Roger Dias. Policiais e autoridades lamentam morte de PM baleado por criminoso em saída temporária
Guto Zacarias. Vice-líder de Tarcísio aciona MPF para apurar se Choquei recebeu verba do governo Lula
Dívida. Argentina tenta renovar acordo com FMI após “descumprimento sistemático de metas”, diz governo
Colunas e artigos
Desinformação e democracia. Uma nova ferramenta do X permite que usuários comuns possam avaliar postagens de outros usuários. O colunista Francisco Razzo comenta a preocupação de especialistas com a nova funcionalidade.
Os colunistas J.R. Guzzo e Diogo Schelp comentam o 8 de janeiro.
Para inspirar e alegrar
Do Brasil para o mundo. O projeto Brazilian Furniture promete levar marcas de mobiliário nacional para a América do Norte, a Europa e a Ásia. A ideia é explorar novos mercados consumidores para os produtos daqui. Saiba mais sobre a iniciativa.
Tenha um ótimo dia!