Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
A Polícia Federal indiciou por quatro tentativas de homicídio o ex-deputado federal e presidente de honra do PTB, Roberto Jefferson, que no último domingo (23) disparou tiros e arremessou granadas contra agentes que foram à sua casa cumprir um mandado de prisão. Em depoimento à polícia, Jefferson afirmou que deu cerca de 50 tiros de fuzil em uma viatura e jogou três granadas, mas que “não atirou para matar nenhum policial”.
Impacto na campanha. O episódio teve o efeito de uma bomba nas campanhas eleitorais do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Veja como o assunto deve impactar os dois candidatos.
Reformas no Congresso. Com o ano eleitoral, a maioria das grandes discussões foram congeladas na Câmara e no Senado. Entre elas, as reformas política e eleitoral, que serão debatidas somente na próxima legislatura. Conheça as propostas que já tramitam.
Política, Economia e Mundo
Reforço nos estados. Reeleitos no primeiro turno, os governadores do Rio, Cláudio Castro (PL), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), são dois dos cabos eleitorais mais importantes da campanha de Jair Bolsonaro neste segundo turno. Entenda por quê.
Oportunidade e desafios. Uma oportunidades e dois grandes desafios na área econômica aguardam o presidente da República que será escolhido no próximo domingo (30). Saiba quais são eles como é possível encará-los.
Giro pelo mundo. Rishi Sunak foi indicado pelo Partido Conservador como o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Ele pregou estabilidade para enfrentar “profundos desafios econômicos”. O tema da imigração voltou ao debate na França após o estupro e assassinato de uma menina de 12 anos.
Opinião da Gazeta
As eleições e a pauta moral. Há temas mais ou menos dignos em época eleitoral? Qual é o papel especialmente daqueles temas que se convencionou chamar de “pauta moral” ou de “agenda de costumes”? Veja um trecho da opinião da Gazeta:
A pauta moral, infelizmente, tem sido vilipendiada na arena pública – às vezes porque parte dos formadores de opinião tem sua própria opinião a respeito desses temas e vê com desgosto que ela não coincide com os desejos da maioria da população, às vezes porque ela acaba tratada com algum sensacionalismo por um ou mais lados envolvidos na disputa eleitoral.
O que mais você precisa saber hoje
Nesta terça-feira. Atos contra a censura e em favor da liberdade de expressão serão realizados em São Paulo e Goiás
Disputa pelo governo. Como o apoio de Bolsonaro virou a eleição no Mato Grosso do Sul de ponta cabeça
Ciência arriscada. Pesquisa cria coronavírus híbrido mais letal em roedores e gera debate sobre ganho de função
Saúde. Bons hábitos e consultas regulares com o urologista são essenciais para a saúde do homem
Colunas e artigos
Um mito do aborto em xeque. Ao justificar a prática de um aborto, muitas mulheres especulam catástrofes e infortúnios associados ao nascimento de uma criança. Artigo de Madeleine Kearns mostra como o filme “Blonde”, sobre Marilyn Monroe, desafia essa narrativa.
J.R. Guzzo diz porque o STF não tem o direito de mandar prender quem xinga seus ministros.
Guilherme Fiuza acredita que o lance agora é comer barro.
Para inspirar
Reformas criativas e inspiradoras. As reformas são uma ótima solução para quem quer uma casa, escritório ou cômodo com cara de novo, sem necessariamente ter que mudar de endereço. Se você está pensando em dar uma nova cara ao ambiente, inspire-se nesses oito projetos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião