O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).| Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

O presidente do Senado confirmou, nesta terça-feira (5), que vai abrir a CPI do MEC. Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse, no entanto, que - assim como as outras comissões que aguardam aprovação - os trabalhos só devem começar depois de outubro. Segundo ele, o objetivo é evitar que haja "contaminação das investigações" por conta das eleições.

Troca. A nomeação da economista Daniella Marques para o comando da Caixa Econômica Federal é vista com bons olhos pelo governo federal. A percepção da equipe financeira e do núcleo político do presidente é que tanto a estatal quanto a campanha pela reeleição de Bolsonaro têm a ganhar.

Publicidade

Conexão. A quinta geração da internet móvel, popular 5G, será "ligada", nesta quarta-feira (6), em Brasília. Com a ativação, a capital federal será a primeira cidade brasileira a oferecer a tecnologia. Veja quais são os próximos locais a receber o sinal.

Política, Economia e Utilidade pública

Divisão do fundão. Como a campanha de Bolsonaro tenta evitar disputas no PL pela verba eleitoral: a possibilidade de que o presidente Jair Bolsonaro consiga doações de pessoas físicas, permitidas pela lei eleitoral, é uma das estratégias do partido para evitar conflitos internos.

Combustíveis. Vai faltar diesel? O que esperar do abastecimento nos próximos meses? A preocupação com o abastecimento do óleo diesel está fazendo com que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) intensifique o monitoramento das importações de óleo diesel S10 no país. O objetivo é acompanhar de perto o mercado para evitar o risco de falta do combustível.

Mundo. Saída de ministros aprofunda crise no governo de Boris Johnson. Os ministros britânicos da Economia, Rishi Sunak, e da Saúde, Sajid Javid, anunciaram suas renúncias, após perderem a confiança na liderança do primeiro-ministro do Reino Unido.

Opinião da Gazeta

Cristina Kirchner mostra quem manda de fato no governo argentino

Publicidade

Quando a esquerda resolveu lançar Alberto Fernández para encabeçar a chapa peronista que disputaria a presidência da Argentina em 2019, tendo a ex-presidente Cristina Kirchner como vice, muitos se perguntaram quem realmente daria as cartas caso a dupla acabasse eleita. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A realidade não impede os peronistas, especialmente os mais radicais, de seguir acreditando que basta imprimir dinheiro, congelar os preços e aumentar o gasto público para que a inflação desapareça e a economia avance.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Votação. Congresso derruba vetos das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2

Alianças. Irã e Argentina a postos: com a expansão, os Brics podem desafiar o G7?

Publicidade

Pró-vida. Defesa do nascituro vira atribuição da Defensoria Pública do Rio de Janeiro. Paraná pode ir pelo mesmo caminho.

Colunas e artigos

J.R. Guzzo comenta que a economia da Argentina está um caos, mas economistas da esquerda fingem que nem notaram.

Alexandre Garcia: 5G começa a virar realidade no Brasil

Para inspirar

“O design brasileiro é criativo e caloroso”, celebra a designer Marta Manente. Criada na região de Bento Gonçalves (RS), a ítalo-brasileira é uma das principais vozes na criação de mobiliário contemporâneo. Tenha um ótimo dia!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade