Rosa Weber durante solenidade de posse na presidência do STF.| Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

A ministra Rosa Weber tomou posse nesta segunda-feira (12) como a nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela permanecerá no cargo somente até outubro de 2023, quando completa 75 anos e se aposenta compulsoriamente. Em seu discurso, ela afirmou que o país vive “tempos particularmente difíceis”, manifestou “rejeição ao discurso de ódio e repúdio às práticas de intolerância” e fez uma defesa enfática da Corte, do Judiciário e da democracia. Veja como foi a cerimônia.

Publicidade

“Apuração paralela”. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou uma nota em que nega ter fechado um acordo com as Forças Armadas possibilitando que os militares realizassem uma “apuração paralela” das eleições deste ano.

Investigação contra empresários. A Procuradoria Geral da República (PGR) voltou a pedir o arquivamento da investigação contra empresários que teriam defendido um golpe de estado. Um deles, José Koury, falou à Gazeta do Povo e disse não abrir mão do direito de se expressar.

Política, Economia e Mundo

Campanha presidencial. Marina Silva (Rede) anunciou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entenda o que eles ganham. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) aposta no antipetismo e nas comparações para a reta final do primeiro turno. Confira ainda os números da nova pesquisa Ipec.

Propostas de governo. Saiba também qual é a política de armas defendida por Lula e o que mudou nas políticas para mulheres entre os governos do PT e de Bolsonaro.

Giro pelo mundo. O caixão da rainha Elizabeth II chegou a Edimburgo, na Escócia, abrindo uma semana de despedidas. Sete deputados russos pediram a destituição do presidente Vladimir Putin. Veja como a Argentina está devastando a segunda maior floresta da América do Sul.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Opinião da Gazeta

A nota técnica do aborto e a prudência. O Ministério da Saúde publicou uma segunda versão – que se pretende ser a definitiva – da nota técnica sobre a realização do aborto em gestantes vítimas de estupro na rede pública de saúde. Era um passo esperado, pois o próprio ministério já havia antecipado que poderia haver revisões. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Quem dera fosse possível desfazer com uma única canetada todo o terreno que o abortismo conquistou ao longo de décadas de militância e aparelhamento das estruturas de Estado, do sistema de saúde ao Ministério Público e ao Judiciário. A realidade, no entanto, é outra.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Transferência de renda. Quantos brasileiros estão recebendo o Auxílio Brasil e quais as regiões mais beneficiadas

Publicidade

Combustíveis. Petrobras reduz preços de venda do gás de cozinha

Direitos humanos. Mortes e desaparecimentos: China retira órgãos de opositores políticos e religiosos à força

Aumento de casos. Diagnóstico precoce de hipertensão infantil possibilita dispensar medicamentos e mudar estilo de vida familiar

Colunas e artigos

Elizabeth e o senso de dever. Dias antes de morrer aos 96 anos, na última quinta-feira (8), a rainha Elizabeth II ainda cumpria seu dever. Artigo de Theodore Dalrymple destaca que são poucos esses exemplos na história contemporânea e que a britânica exerceu um senso de dever sem igual.

J.R. Guzzo mostra qual foi o pior dos desvarios protagonizados pelo TSE até agora.

Publicidade

Guilherme Fiuza apresenta o Prêmio Cuscuz Clã de jornalismo.

Para inspirar

Inovação no campo. Um parecer reconheceu como não transgênica uma soja que sofreu edição genômica para tornar o grão mais digerível e nutritivo. O posicionamento consolida uma visão mais moderna da regulamentação das pesquisas genéticas no país. Entenda a importância disso.

Tenha um ótimo dia!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]