| Foto: Paixão

Bom dia!

CARREGANDO :)

Manifestações contra os cortes promovidos pelo Ministério da Educação tomaram as ruas de Brasília e de cidades de todos os estados do país nesta quarta (15). Enquanto isso, Abraham Weintraub enfrentava o plenário da Câmara dos Deputados. Na sessão, que durou mais de seis horas, o ministro colocou a culpa dos cortes nas gestões petistas.

Jair Bolsonaro (PSL), que está no Texas e se encontrou nesta quarta com o ex-presidente George W. Bush, disse que os manifestantes são "idiotas úteis" e "imbecis". Já o governo do Paraná afirmou que vai descontar salário dos professores da rede estadual que aderiram à paralisação. Novos protestos já têm data marcada em Curitiba.

Publicidade
  • Atualmente o Brasil tem cinco Tribunais Regionais Federais, mas o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, acredita que seria necessário abrir mais quatro ou cinco. A declaração do ministro reacendeu uma discussão de seis anos atrás, quando o assunto acabou travado no Supremo Tribunal Federal. Juliano Pedrozo detalha o debate em torno do tema.
  • Quantas irregularidades um pente fino é capaz de encontrar na folha de pagamento de órgãos públicos federais? Pode chutar alto: o Tribunal de Contas da União encontrou mais de 52 mil indícios de pagamentos irregulares, incluindo mortos que continuam recebendo remuneração e aposentadorias por invalidez controversas. Jéssica Sant’Ana pincela o cenário e mostra o que deve acontecer após a apuração.

Imagem do dia

Manifestantes protestam contra cortes na Educação no Rio de Janeiro.| Foto: Mauro Pimentel/AFP

Bizarrice

No editorial desta quinta (16), a Gazeta do Povo volta ao assunto do bizarro inquérito criado por Dias Toffoli para investigar supostas fake news contra o Supremo Tribunal Federal. O caso deve ser analisado pelo plenário da corte em data que o próprio Toffoli ainda deve definir. Fique com um trecho:

Eventuais crimes cometidos contra ministros do Supremo – aí incluídos os crimes contra a honra – podem e devem ser apurados, mas sempre dentro do marco legal, e jamais por meio de um inquérito criado de forma intencionalmente ampla e nada específica, para poder abarcar até mesmo críticas amparadas por direitos garantidos constitucionalmente.

Seriedade

Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) quer que o Brasil seja levado a sério. E a sua proposta para isso é que o Brasil tenha a posse de armas nucleares. Saiba quais são os países do mundo que fazem parte dessa elite nuclear e o tamanho do arsenal de cada um.

Publicidade

Contra os extremos

Gustavo Nogy entrevista Luciano Ayan, analista político especializado em métodos de guerra política, que desde dentro da direita tem alertado para o extremismo e as tendências autoritárias de alguns setores. Confira um trechinho:

Eu achava que a reclamação por excesso de polarização era frescura, mas eu estava errado. De fato, estamos em um ambiente mais polarizado, em que há menos disposição de ouvir o outro lado. Em especial, isso se deve à Internet. (...) Por um lado, o clima de antipolítica é o que ajudou Bolsonaro a se eleger; por outro, é o que pode permitir arroubos autoritários de setores extremistas, como já estamos vendo. Lavajatistas também possuem tendências autoritárias – embora tirem o monstro da jaula somente de vez em quando, ao passo que os olavistas vivem querendo tocar fogo no circo –, o que pode fazer a panela de pressão explodir.

Do bom e do melhor

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), chegou a gastar mais de R$ 700 em uma única refeição, acompanhado de apenas um assessor, durante uma viagem a São Paulo. E não foi a única vez que a conta do prefeito descreveu refeições de luxo pagas pela administração municipal. Giulia Fontes mostra as notinhas para você.

  • A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o fim da aposentadoria especial para ex-governadores. Mas a vitória foi pela metade: a extinção do benefício só vale daqui em diante. A proposta que revogaria a aposentadoria dos oito ex-governadores atuais não passou. Catarina Scortecci mostra como foram as votações.

Moais, bananas e pijamas

Publicidade

Tenha uma ótima quinta-feira!