Está marcada para esta quinta-feira (3) a segunda rodada de negociações entre as delegações de Rússia e Ucrânia sobre um possível cessar-fogo. A reunião acontecerá no território de Belarus. O governo ucraniano relatou que, em sete dias de conflito, mais de 2 mil civis foram mortos. A Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução condenando a invasão russa e que “exige” a retirada imediata de incondicional das tropas. O texto recebeu 141 votos favoráveis, incluindo o do Brasil.
A bordo do trem de guerra. O jornalista Luis Kawaguti, da coluna Jogos de Guerra, está na fronteira da Ucrânia com a Polônia e conta a história de um ex-paraquedista que saiu da Alemanha para ser soldado voluntário na guerra.
Possíveis alvos. Enquanto as atenções estão voltadas para o conflito na Ucrânia, surge uma nova pergunta: Vladimir Putin vai parar por aí? Saiba quais países podem ser os próximos alvos do líder russo.
Opinião da Gazeta
Disposição para o sacrifício. Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, na semana passada, as potências ocidentais impuseram, conforme prometido, uma série de sanções econômicas ao país agressor. As medidas trarão prejuízos significativos à Rússia e para parte da elite econômica do país, o que pode elevar a pressão sobre o governo para que dê fim à agressão contra o vizinho eslavo. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Independentemente do quanto as sanções anunciadas até aqui estejam afetando a economia russa, o ponto crucial a se colocar nessa equação é o de que, numa guerra, o fator tempo decorrido está diretamente relacionado com o número de vidas humanas perdidas. Esperar que as medidas adotadas atinjam o ápice de seus efeitos significa aceitar que outras centenas, se não milhares de cidadãos inocentes sejam mortos até que o ímpeto expansionista e homicida de Putin seja freado.
Política, Economia e Utilidade pública
A guerra e os fertilizantes. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, garantiu que o Brasil tem fertilizantes suficientes até outubro. A dependência da importação é um dos motivos da neutralidade do governo brasileiro diante da invasão russa à Ucrânia. Entenda o porquê.
Janela partidária. Será aberta nesta quinta a janela partidária, período em que parlamentares podem trocar de partido sem perder o mandato. Veja quais siglas tender a ganhar, quais vão perder e como fica a migração dos aliados do presidente Jair Bolsonaro.
Dinheiro na conta. Brasileiros e empresas que têm valores “esquecidos” em contas bancárias encerradas poderão consultar seus saldos e pedir o resgate do dinheiro a partir da próxima segunda-feira (7). Saiba os detalhes.
O que mais você precisa saber hoje
Imunização. Vacina de mRNA contra Covid-19 para crianças tem eficácia abaixo da recomendada para aprovação
Ideologia de gênero. Matemática para discutir questões de gênero? Saiba o que prega a matemática queer
Agenda. Reformas, combustíveis, semipresidencialismo: o que vai mexer com a política após o carnaval
Futebol. Palmeiras vence o Athletico e é campeão da Recopa Sul-Americana
Colunas e artigos
Putin e os conservadores. Em meio ao conflito com a Ucrânia, uma parcela de conservadores dos Estados Unidos vê na figura de Vladimir Putin um amigo e um modelo. Em artigo, Joseph Laughon, do National Review, explica por que eles estão errados em fazer isso.
Madeleine Lacsko mostra que Big Techs, hackers e criptomoedas são poderes decisivos na guerra da Ucrânia.
Thaméa Danelon fala do conflito na Ucrânia e a guerra do Brasil contra a corrupção.
Para inspirar
Panquecas para a vizinhança. Sem encontros sociais por quase dois anos devido à pandemia de Covid-19, o cozinheiro norte-americano Curtis Kimball decidiu retomar o contato com a vizinhança de maneira inusitada: preparando panquecas. Confira essa história no Sempre Família. Tenha um ótimo dia!