Russos saíram às ruas protestar contra mobilização anunciada por Vladimir Putin.| Foto: Anatoly Maltsev/EFE
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Um dia depois de o presidente Vladimir Putin anunciar a mobilização de 300 mil reservistas para a guerra na Ucrânia e ameaçar usar armas nucleares, a Rússia foi palco de grandes manifestações. Segundo números divulgados por um grupo de monitoramento independente, cerca de 1,3 mil pessoas foram presas em protestos registrados em pelo menos 38 cidades. Também foram verificadas filas de carros nas fronteiras com países vizinhos e pessoas tentando deixar o país de avião. Veja como foi a quinta-feira (22) na Rússia.

Publicidade

Guerra nuclear é possível? “Podemos matar muita gente em muitos países. Estamos prontos para usar armas nucleares”, disse Sergei Markov, ex-assessor de Putin. Seria um blefe ou existe a possibilidade real de uma guerra nuclear? Entenda na reportagem.

Casamento gay em Cuba. Cubanos vão às urnas no domingo (25) para decidir se aprovam ou rejeitam um novo Código das Famílias que, entre outros pontos, autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Isso após a ditadura perseguir LGBTs, relembre.

Opinião da Gazeta

A ameaça nuclear de Putin. Em resposta à contraofensiva ucraniana que vem reconquistando territórios invadidos pela Rússia desde fevereiro, o autocrata Vladimir Putin decretou uma mobilização adicional de 300 mil reservistas para apoiar o esforço de guerra russo na Ucrânia. Putin ainda elevou a retórica nuclear. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A comunidade internacional precisa reagir à ameaça nuclear – seja ela um blefe ou não – com a promessa firme de que o uso de armas de destruição em massa não será tolerado e terá uma resposta à altura. Além disso, é preciso reforçar a ajuda econômica e militar à Ucrânia e as ações que tentam impedir a Rússia de seguir financiando seu esforço de guerra.

Leia o editorial na íntegra

Publicidade

Política, Economia e Mundo

Campanha presidencial. Na reta final da campanha, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensifica a busca pelo voto útil. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem que lidar com aliados que estão o “escondendo”. Veja ainda os números da nova pesquisa Datafolha.

No dia das eleições. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, disse que a Corte avalia a proposta de fechar clubes de tiro no dia das eleições. O Tribunal de Contas da União (TCU) questionou o Ministério da Defesa sobre os critérios para apuração paralela.

Prioridades e competitividade. Que ações os brasileiros esperam que sejam prioridade do presidente eleito? A resposta está numa pesquisa contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Saiba quais são as cidades mais competitivas do Brasil em 2022.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

O que mais você precisa saber hoje

Ensino domiciliar. O que pensam os presidenciáveis sobre o homeschooling

Publicidade

Serviço. Onde votar? Veja como consultar o local de votação no dia da eleição

Ética e mercado. Influencer e atriz lucram com a gravidez: por que é importante que nem tudo esteja à venda

Oriente Médio. Como a morte de uma jovem que não queria usar o hijab está convulsionando o Irã

Colunas e artigos

A história honesta e o desconforto da esquerda. A esquerda adora promover “reparações”, mas só até onde a história e a verdade não contradizem suas narrativas simplistas do passado. Artigo de Jarrett Stepman mostra como a história honesta da escravidão deixa a esquerda desconfortável.

J.R. Guzzo aponta a mentira mais grosseira de Lula nesta eleição.

Publicidade

Luciano Trigo analisa a crise energética e decreta: o inverno está chegando na Europa.

Para inspirar

O prédio “mais sustentável do mundo”. Entre os tradicionais e conhecidos prédios de um de Curitiba (PR), uma obra diferenciada chama a atenção: um bloco único em tom de branco translúcido. Trata-se da Galeria Laguna, anunciada como a edificação “mais sustentável do mundo”. Conheça o projeto.

Tenha um ótimo dia e um excelente final de semana!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]