Bom dia!
Abraham Weintraub é o nome do novo membro do gabinete de Jair Bolsonaro (PSL), que assume a pasta da Educação no lugar de Ricardo Vélez. Weintraub, que faz parte da equipe de Bolsonaro desde o governo de transição, era até agora secretário-executivo da Casa Civil.
O economista, assim como seu antecessor no Ministério da Educação, também é ligado a Olavo de Carvalho. Parece que agora o jogo virou e os olavetes anteriormente exonerados do ministério poderão reassumir suas cadeiras.
Do slogan de Bolsonaro nas escolas à atrapalhada escolha do secretário-executivo da pasta, entenda os passos que levaram à demissão de Vélez e a confusa movimentação nos principais cargos do ministério nesses três meses.
Em entrevista à Rádio Jovem Pan, Bolsonaro lamentou a demissão do “nosso querido Vélez”. “Uma pessoa simpática, amável, competente, mas a questão da gestão deixou a desejar”, comentou o presidente.
No editorial desta terça-feira (9), a Gazeta do Povo analisa os desastrosos três meses de Vélez à frente da pasta e a nomeação de Weintraub:
Por ser alguém que não tem larga experiência com educação, a escolha preocupa, e muito. (...) Após três meses de quase inatividade no MEC, a aposta de Bolsonaro tem de ser certeira. Até agora o trabalho de Weintraub como número dois da Casa Civil foi executado sem muitos sobressaltos, mas os desafios de assumir uma pasta tão grande certamente serão muito maiores. É determinante, portanto, que a sociedade acompanhe os primeiros passos do ministério e observe quais serão as novas diretrizes e os principais projetos a serem adotados. A nova gestão do MEC precisa demonstrar prontamente que não está para amadorismos.
Batata quente
Nem Rodrigo Maia (DEM) nem Paulo Guedes. Tanto o presidente da Câmara quanto o ministro da Economia decidiram que o papel de articulador político da reforma da Previdência não cabe a eles. Maia acha que perdeu as condições de cumprir esse papel porque foi “mal compreendido”. Guedes diz não ter vocação para isso. De Brasília, Jéssica Sant’Ana fala dessa batata quente.
- Um dos objetivos da proposta da capitalização da Previdência é desonerar o empregador para alavancar a empregabilidade. Fernanda Trisotto explica por que a relação entre a flexibilização da legislação trabalhista e a geração de empregos não é tão simples assim – a nossa história recente que o diga.
Inteligentes
Você já sabe que as cidades inteligentes, ou smart cities, são um dos temas preferidos da Gazeta. Mas quais critérios fazem uma cidade ser considerada uma smart city? Sharon Abdalla e Aléxia Saraiva respondem a essa pergunta.
Precaução
Varas colegiadas: é o que magistrados têm proposto para evitar as ameaças e a retaliação de organizações criminosas que tenham membros julgados e condenados. Renan Barbosa explica a ideia e conta por que o momento atual é propício para a sua concretização.
Terrorista é você
Donald Trump declarou que a Guarda Revolucionária do Irã – uma divisão das Forças Armadas do país – é uma organização terrorista. Essa é a primeira vez que um órgão oficial de um país estrangeiro vai ser oficialmente designado como organização terrorista pelos Estados Unidos. Horas depois, o Irã reagiu, declarando o Comando Central norte-americano, uma divisão do Pentágono, como uma organização terrorista.
Imagem do dia
Conservadorismo nas telas
Dionisius Amendola elenca 21 filmes que são conservadores, mas você não sabia. De “O Rei Leão” a “Cidade de Deus”, cada produção da lista reflete a visão de mundo conservadora:
Podemos apresentar essa disposição conservadora, que já foi definida com maestria por autores como Michael Oakshott, como sendo aquilo que nos faz escolher o familiar ao desconhecido; que nos leva a compreender que a sociedade em que se nasce, cresce e vive, carrega valores, ideias, instituições, crenças, e até uma gramática — essencial para que tenhamos uma comunicação verdadeira —, que merecem ser preservados, cultivados. O conservador será aquele que, ao tomar consciência desta situação, irá se preocupar com a conservação, com a proteção dessa “herança” ou desses “arranjos” que fazem uma sociedade; e, ainda mais importante, será aquele que perceberá quais arranjos são insuficientes e buscará reformá-los, cuidará deles como se cultiva um jardim.
Estrelinha
O Athletico será o clube com mais jogos transmitidos pela Rede Globo nas primeiras rodadas do Brasileirão 2019, superando os tradicionais líderes Corinthians e Flamengo. Por que a emissora está dando esse destaque ao time paranaense? Fernando Rudnick explica essa.
Estrelona
Manu Buffara, a chef de maior destaque do Paraná e um dos nomes mais relevantes do cenário nacional, vai abrir um restaurante em Nova York. Jussara Voss conta os detalhes.
Tenha uma excelente terça-feira!