Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Terceiro ministro demitido

Santos Cruz, a tensão no Golfo de Omã e o impacto da ciência brasileira

(Foto: Paixão)

Bom dia!

Caiu nesta quinta (13) o terceiro ministro do governo de Jair Bolsonaro (PSL). O general Santos Cruz, da Secretaria de Governo, deixa a pasta e quem a assume é o general Luiz Eduardo Ramos. A Gazeta do Povo conta quem é o novo ministro.

Opinião da Gazeta

No editorial desta sexta (14), a Gazeta do Povo comenta as mudanças na reforma da Previdência acolhidas no parecer do relator Samuel Moreira (PSDB-SP):

"Não podemos nos enganar: a dinâmica demográfica do país, que terá cada vez menos jovens e cada vez mais idosos, pode tornar inviável até mesmo um sistema de repartição com regras mais duras para a aposentadoria. Mais cedo ou mais tarde será preciso voltar a discutir a capitalização."

Aprofunde-se

O professor Marcelo Hermes-Lima, da UnB, analisa a relação entre o custo e a qualidade da ciência brasileira. Com os números na mão, fica claro que o problema não está no tamanho da verba – países que investem proporções parecidas do seu PIB em ciência têm resultados muito melhores, como a Estônia, a Espanha, a Itália e a Nova Zelândia. É preciso olhar para esses países para buscar soluções para o baixo impacto da pesquisa brasileira.

Lá fora

Dois navios petroleiros foram alvo de um suposto ataque no Golfo de Omã, na costa do Irã, na quinta-feira (13). As tripulações das duas embarcações, cerca de 40 pessoas, foram resgatadas. O incidente aconteceu em águas internacionais em uma das principais rotas de petróleo do mundo – um quinto do petróleo do mundo passa por lá – e já repercutiu no preço da commodity. O caso tem um grande potencial de azedar ainda mais a tensa relação entre Estados Unidos e Irã – Mike Pompeo disse que o país persa está envolvido no ataque, mas o Irã nega – e até desencadear um conflito militar na região.

Imagem do dia

""Policiais removem barricadas colocadas por manifestantes em Hong Kong na quinta-feira (13). Houve confrontos em 12 de junho quando a polícia tentou impedir os manifestantes de invadirem o parlamento da cidade e dezenas de milhares de pessoas bloquearam as principais vias da cidade em uma manifestação contra os planos de governo de permitir a extradição para a China. (Foto: Foto: Hector Retamal / AFP)

Para começar o dia inspirado

O gesto é simples: pintar as unhas. Mas é com esse serviço voluntário como manicure – amadora – que a curitibana Olinda Rodrigues alivia a tensão e a dor das mulheres que muitas vezes atravessam o Paraná para acompanhar o tratamento de filhos, netos ou irmãos no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. Quem conta essa história bonita é Mellanie Anversa.

As dicas que só a Gazeta traz

Tenha um ótimo fim de semana e até segunda!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.