Bom dia!
Caiu nesta quinta (13) o terceiro ministro do governo de Jair Bolsonaro (PSL). O general Santos Cruz, da Secretaria de Governo, deixa a pasta e quem a assume é o general Luiz Eduardo Ramos. A Gazeta do Povo conta quem é o novo ministro.
- A demissão de Santos Cruz é vista como uma vitória da ala olavista do governo. Olavo Soares analisa se isso corresponde à realidade.
- Por 8 votos a 3, o STF criou o crime de homotransfobia. Renan Barbosa resume os argumentos dos ministros e conta a novela por trás do julgamento.
- A reforma da Previdência pode dar fim à aposentadoria compulsória como punição a juízes. Juliano Pedrozo conta como a ideia entrou no texto.
Opinião da Gazeta
No editorial desta sexta (14), a Gazeta do Povo comenta as mudanças na reforma da Previdência acolhidas no parecer do relator Samuel Moreira (PSDB-SP):
"Não podemos nos enganar: a dinâmica demográfica do país, que terá cada vez menos jovens e cada vez mais idosos, pode tornar inviável até mesmo um sistema de repartição com regras mais duras para a aposentadoria. Mais cedo ou mais tarde será preciso voltar a discutir a capitalização."
Aprofunde-se
O professor Marcelo Hermes-Lima, da UnB, analisa a relação entre o custo e a qualidade da ciência brasileira. Com os números na mão, fica claro que o problema não está no tamanho da verba – países que investem proporções parecidas do seu PIB em ciência têm resultados muito melhores, como a Estônia, a Espanha, a Itália e a Nova Zelândia. É preciso olhar para esses países para buscar soluções para o baixo impacto da pesquisa brasileira.
- O Sudão está vivendo um banho de sangue. Filipe Figueiredo avalia quem pretende sair ganhando com isso.
- Já imaginou um Instagram sem curtidas? A tendência é que as redes sociais coloquem as métricas de lado. Mas por quê?
Lá fora
Dois navios petroleiros foram alvo de um suposto ataque no Golfo de Omã, na costa do Irã, na quinta-feira (13). As tripulações das duas embarcações, cerca de 40 pessoas, foram resgatadas. O incidente aconteceu em águas internacionais em uma das principais rotas de petróleo do mundo – um quinto do petróleo do mundo passa por lá – e já repercutiu no preço da commodity. O caso tem um grande potencial de azedar ainda mais a tensa relação entre Estados Unidos e Irã – Mike Pompeo disse que o país persa está envolvido no ataque, mas o Irã nega – e até desencadear um conflito militar na região.
Imagem do dia
Para começar o dia inspirado
O gesto é simples: pintar as unhas. Mas é com esse serviço voluntário como manicure – amadora – que a curitibana Olinda Rodrigues alivia a tensão e a dor das mulheres que muitas vezes atravessam o Paraná para acompanhar o tratamento de filhos, netos ou irmãos no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. Quem conta essa história bonita é Mellanie Anversa.
As dicas que só a Gazeta traz
- Flávia Schiochet mostra as vantagens de substituir o papel-alumínio por folha de bananeira.
- Amanda Milléo alerta: sucos naturais podem ser tão ruins para a saúde de idosos quanto refrigerantes.
- Marina Mori explica as diferenças entre vinhos orgânicos, biodinâmicos e veganos.
Tenha um ótimo fim de semana e até segunda!