Próximo de ter metade da população brasileira totalmente imunizada contra a Covid-19, o Ministério da Saúde planeja apresentar nos próximos dias um plano para revacinar toda a população em 2022. Veja o que se sabe até agora. Há algumas semanas foi iniciada a vacinação de adolescentes, depois de o ministério suspender e liberar novamente o procedimento. Para quem ainda tem dúvidas sobre a segurança da vacina nessa população, preparamos uma reportagem com tudo o que você precisa saber.
Eleições 2022. O PP está mais próximo de abrigar o presidente Jair Bolsonaro depois que o deputado Arthur Lira, presidente da Câmara, disse não vetar a filiação. E quais os planos do ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro? Wesley Oliveira conta com quem ele já se reuniu e o que conversou.
Terceira via. Com a experiência de uma longa carreira política, o ex-presidente da República Michel Temer (MDB) não acredita na consolidação de uma terceira via para a disputa presidencial. Esse foi um dos assuntos tratados na entrevista exclusiva concedida à Gazeta, confira.
Política, Economia e Utilidade pública
Pane nas redes sociais. Durante aproximadamente sete horas, Facebook, WhatsApp, Messenger e Instagram ficaram fora do ar. Entenda por que isso aconteceu. Um dia antes, uma ex-funcionária do Facebook denunciou que a companhia mentiu sobre medidas contra ódio, violência e desinformação.
Offshore de Guedes. Após a publicação de reportagens revelando que o ministro da Economia, Paulo Guedes, depositou US$ 9,55 milhões em “offshore” com sede em paraíso fiscal, o procurador-geral da República, Augusto Aras, informou que vai abrir uma investigação preliminar sobre o assunto.
Números da pandemia. O Brasil registrou mais 204 mortes por Covid-19 e 10.425 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 21.478.546 diagnósticos positivos e 598.152 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 147.674.062 com a primeira dose e 93.951.410 com a segunda.
Giro pelo mundo. A Suprema Corte dos Estados Unidos voltou para um novo mandato anual com assuntos polêmicos em pauta: aborto, armas e direitos religiosos. Um vazamento despejou quase 500 mil litros de petróleo nas águas do Oceano Pacífico. A Venezuela anunciou a reabertura da fronteira com a Colômbia.
Nossa visão
Caça às bruxas. O mais recente episódio relacionado ao combate à Covid-19 no Brasil é a demonização de médicos por terem feito seu trabalho e tentado salvar doentes acometidos por uma doença que ainda não tem cura comprovada. Há uma ofensiva contra os profissionais que recorreram ao chamado “tratamento precoce”. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Quando a outra opção disponível se limita a ir tratando os sintomas e esperar que o corpo vença a batalha contra o vírus (o que nem sempre ocorre, infelizmente), médico e paciente têm todo o direito de, em comum acordo e conscientes das limitações da ciência médica, buscar os meios que, em seu julgamento, podem contribuir para a cura. Negar-lhes essa possibilidade seria muito mais perigoso que dar a médico e paciente o direito de ao menos tentar a cura.
O que mais você precisa saber hoje
Reforma do Judiciário. CCJ da Câmara desengaveta PEC que aumenta vagas no STF: quais as chances de aprovação
Incra. Governo federal acelera concessão de títulos a produtores rurais; MST é contrário
Combustíveis. Preço de mercado garante saúde financeira, dividendos e investimentos, diz Petrobras
Câmara dos Deputados. ”Jabutis” na MP da crise hídrica empurram conta de R$ 46 bilhões para o consumidor
Colunas e artigos
Manifestações da esquerda. Depois das manifestações de 7 de setembro, os atos organizados pela esquerda no fim de semana não assustam. Esse é o tema do primeiro episódio da 2ª temporada do programa Hora do Strike, que tem novidade: a presença da youtuber Bárbara, do canal Te Atualizei. Assista ao programa.
Ainda sobre as manifestações da esquerda, J.R. Guzzo resume: se nem Lula embarca, que dirá o povo brasileiro.
Paulo Polzonoff questiona: atropelar bandidos é moralmente aceitável? E o que você faria?
O podcast 15 Minutos discute como as eleições nos estados se ajustam à disputa entre Bolsonaro e Lula.
Para inspirar
Cientista desenvolve próteses eletrônicas. Depois de uma carreira ligada à criação de tecnologias, a neuroengenheira Michele de Souza iniciou sua jornada como empreendedora. Com a Cycor Cibernética, passou a desenvolver próteses eletrônicas que se integram ao corpo humano. Entenda como elas funcionam. Tenha um bom dia e uma ótima semana!
Deixe sua opinião