Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Alckmin perto do PSB

Sem avanços, Ucrânia defende diálogo. Deputados pedem cassação de Arthur do Val. Bolsonaro prega mudança na Petrobras

Voluntários carregam suprimentos em trem de Lviv, na Ucrânia. (Foto: George Vitsaras/EFE)

Ouça este conteúdo

Terminou sem grandes avanços a terceira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia, realizada nesta segunda-feira (7) em Belarus. Após a violação do cessar-fogo humanitário anunciado pelo governo russo, a promessa é de que os corredores humanitários comecem a funcionar nesta terça (8). O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, respondeu ao Kremlin que não aceita seu “ultimato” para frear a invasão e pediu a Vladimir Putin que permita o “diálogo”.

Guerra religiosa. Não é apenas política. A Ucrânia tem um papel de grande importância na guerra religiosa conduzida por Vladimir Putin. Entenda como isso também interfere no atual conflito.

Tiro pela culatra? Se o objetivo de Putin, ao barrar a entrada da Ucrânia na Otan e na União Europeia era intimidar outros vizinhos, o tiro pode sair pela culatra. Veja como, ao invés disso, mais países querem ingressar nos organismos.

Opinião da Gazeta  

Putin, conservadores e falsos profetas. Em seus discursos, desde antes da invasão à Ucrânia, vem sendo notório o esforço de Vladimir Putin em se dirigir não apenas à sua plateia interna, a parcela dos russos que o apoiam, mas também para uma significativa parte da população ocidental que se sente profundamente insatisfeita com seus dirigentes ou mesmo com a sociedade na qual vivem. Veja um trecho da opinião da Gazeta:­­

Aqueles que estão se deixando encantar pela parte do discurso de Putin que soa moralmente correta – enquanto fecham os olhos para o horror de seus atos - não percebem que estão, na verdade, concedendo que um homem notoriamente violento e desumano tome para si a função que poderia – e deveria – ser desempenhada por seus líderes ocidentais, de modo muito mais íntegro, pleno, e sem as deformações seletivas que Putin estrategicamente provoca no conjunto de princípios que diz defender.

Política, Economia e Utilidade pública

Combustíveis e fertilizantes. A guerra da Ucrânia pode fazer o preço dos combustíveis, que já está nas alturas, disparar ainda mais. Diante disso, o presidente Jair Bolsonaro defendeu mudanças na Petrobras. Entenda também por que o Brasil é tão dependente da importação de fertilizantes.

Cassação de Arthur do Val. O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo recebeu um pedido de cassação do mandato do deputado Arthur do Val, em razão dos comentários feitos sobre mulheres ucranianas. O partido dele, o Podemos, também começou a analisar um pedido de expulsão.

Eleições 2022. Apesar de o presidente do PSB anunciar a filiação, Geraldo Alckmin disse que segue “conversando” com outras legendas. No PSD, a pré-candidatura de Rodrigo Pacheco perde força. Saiba por quê. E veja como está o palanque do ex-juiz Sergio Moro pelos estados.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Guerra, misoginia e “Lava Lula”. Como a guerra da Ucrânia reflete no Brasil, especialmente na política? Esse é um dos assuntos do programa Hora do Strike desta semana, que também debate o caso Arthur do Val e a limpa na ficha de Lula pelo STF. Acompanhe o episódio.

Para inspirar

Garantindo um sono de qualidade. Garantir boas noites de sono é fundamental para se ter qualidade de vida. E isso passa pela escolha de um bom colchão. Diante da grande variedade de produtos e marcas disponíveis no mercado, a Haus listou algumas dicas para você escolher o melhor colchão. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.