Para começar. Pelo menos 10 deputados e senadores não tiveram medo de viajar ao exterior após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar emergência de saúde pública internacional pelo coronavírus. Foram 30 viagens. Só um lembrete: sete parlamentares já testaram positivo para a Covid-19. Confira no blog de Lúcio Vaz quem são esses deputados e senadores sem medo da doença (exclusivo para assinantes).
Levantamento exclusivo. A Gazeta do Povo fez um levantamento com 35 médicos infectologistas de todo o Brasil e revela que a população não vem cumprindo a principal recomendação médica contra o coronavírus: em caso de sintomas leves, ficar em casa para não disseminar o vírus. E a imensa maioria (85%) dos que procuraram atendimento está fora do grupo de risco. Confira na reportagem de Amanda Milleo o perfil dos brasileiros que vêm buscando atendimento médico alegando sintomas de coronavírus (conteúdo aberto).
+ Conteúdo aberto
Vítimas. O Brasil registrou, nesta quinta-feira (26), o maior número de óbitos por coronavírus em um único dia até agora. De Curitiba, Adriano Justino mostra o perfil clínico das vítimas fatais no país.
De voucher a robôs. Para dar apoio à crise econômica gerada pelo coronavírus, Executivo e Legislativo definiram que a ajuda a trabalhadores informais será de R$ 600. O presidente Jair Bolsonaro ainda sugeriu abono extra de R$ 100 ao Bolsa Família. Outra ideia tramita no Senado: isenção de IR para quem for diagnosticado. De Brasília, o correspondente Leonardo Desideri apresenta também como um robô do Ministério da Saúde ajudará a tirar dúvidas da Covid-19. Tudo pelo WhatsApp. A Gazeta do Povo fez o teste.
Pelo mundo. Meio milhão de pessoas já foram contaminadas pela Covid-19 com taxa de letalidade de 4,5%, segundo dados atualizados em tempo real da Universidade Johns Hopkins. Os Estados Unidos já passaram de mil vítimas fatais. Na Espanha, o número de óbitos superou 4 mil no total.
Análises sobre a Covid-19
Sem protagonismo. A crise gerada pela Covid-19 e um erro da MP que permitiria a suspensão de contratos de trabalho provocou perda de protagonismo da equipe econômica, revela reportagem de Jéssica Sant’Ana, de Brasília. Também na Capital Federal, Isabelle Barone traz outro dado preocupante: uma explosão de denúncias de violações de direitos humanos após restrições por coronavírus.Neste sentido, William Bilches mostra a possibilidade de brasileiros no exterior registrarem denúncias do gênero.
Do desemprego ao suicídio. Medidas econômicas se mostram essenciais para conter outros efeitos perversos. O alerta vem de fora: nos EUA, foram 3 milhões de pedidos de seguro-desemprego em uma semana. O pânico vem até mesmo levado ao suicídio, escreve Paolo Gulisano, médico e escritor italiano. Isso leva a uma triste constatação, relevada por Theodore Dalrymple, em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo. Pseudônimo do médico Anthony Daniels e um dos principais nomes do pensamento conservador atual, ele afirma: “Muitos morrerão, mas não é a Peste Negra”.
Minuto Coronavírus
O mais importante de ontem no Brasil
- Grupo IMC do Brasil. Dona de KFC e Pizza Hut demite 30% dos funcionários
- Veja comparativo. Evolução do coronavírus no Paraná é semelhante à de estados com mais casos
- Ainda no PR. Saída de presos como medida de prevenção ao coronavírus é barrada pela Justiça
- Mas Cunha conseguiu. Justiça põe Cunha em prisão domiciliar para aguardar teste de coronavírus
- Portos. Portaria restringe entrada de estrangeiros no país por transporte aquaviário
Nossa visão
Ação conjunta e quarentena. A ação de isolamento recomendada pela comunidade médica é necessária, mas tem custos altos e inegáveis. Leia nossa visão sobre o tema no novo editorial da Gazeta do Povo.
Para inspirar
Crianças em quarentena. Que a pandemia de coronavírus está obrigando as pessoas a “se recolherem”, você já sabe. Mas e quem tem filhos pequenos? Editor da Equipe Sempre Família, Felipe Koller sugere atividades para ocupar as crianças durante a quarentena.
Siga essas dicas, tenha um bom final de semana e fique em casa!
Deixe sua opinião