Lula deve assumir articulação política para tentar evitar derrotas no Congresso.| Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

CARREGANDO :)

Diante de todo o desgaste junto ao Congresso Nacional, gerado pela falta de uma base de apoio sólida, o presidente Lula sinalizou que vai entrar na articulação política a partir de agora. Além disso, já há rumores de uma possível reforma ministerial, com o intuito de abrir espaço para acomodar partidos. Entenda o novo movimento do governo.

Indicado ao STF. Lula confirmou a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins para a vaga de ministro do STF. Saiba como foi a atuação dele defendendo o petista.

Publicidade

Protestos de 4 de junho. A suspeita de que o GSI adulterou um relatório sobre os atos de vandalismo de 8 de janeiro animou parlamentares da oposição. Entenda a denúncia.

Política, Economia e Mundo

Protestos de 4 de junho. Os protestos marcados para domingo (4) vão testar a capacidade de união contra o autoritarismo judicial. Grupos adotam restrições para evitar a criminalização do ato.

Agro impulsiona o PIB. O PIB do primeiro trimestre teve um crescimento de 1,9%, o melhor desde 2010. Graças em grande parte ao agronegócio e sua safra recorde.

Giro pelo mundo. A ONU denunciou a morte de mais de 500 crianças na guerra da Ucrânia. Entenda um novo fenômeno em curso na geopolítica mundial: a crise em governos de coalizão.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

Opinião da Gazeta

A perseguição a Dallagnol e a hora da mobilização popular. Depois de ter sua candidatura cassada, Deltan Dallagnol foi intimado pela Polícia Federal a depor e não tem ideia do motivo do depoimento. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Defendemos a ideia de que é preciso manter acesa a chama da indignação contra os descalabros que, infelizmente, infestam o Brasil, dos quais a perseguição a Deltan Dallagnol e outros integrantes da Lava Jato é um exemplo irrefutável.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Interesses bilionários. Lobby da maconha ganha força no Congresso com retórica enganosa

Bolivarianismo. Lula esquece incompetência socialista e culpa sanções por derrocada venezuelana

Publicidade

Possíveis entraves. Demora de Dino para revelar novo decreto sobre armas preocupa oposição

30 anos de mercado. Indústria fundada em Curitiba rompe barreiras e se torna referência mundial

Colunas e artigos

O lado sombrio dos Estados Unidos. Se no passado o estado norte-americano da Califórnia representava o progresso, hoje ele se tornou o lado sombrio dos EUA. Artigo de Michael Shellenberger explica as razões.

Paulo Polzonoff Jr. diz: Parabéns, Zanin. Você conseguiu!

J.R. Guzzo mostra que, para aprovar ministérios, Lula se submete à chantagem do Centrão.

Publicidade

Para inspirar

Um clássico que se mantém atual. “1984”, a obra-prima de George Orwell, agora também pode ser conferida no audiovisual. A adaptação cinematográfica chegou ao streaming e se mantém atual.

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!