Bom dia!
Depois de muitas peripécias e aventuras, o texto da reforma da Previdência passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados – já era quase meia-noite quando a votação se encerrou. De Brasília, Jéssica Sant’Ana conta como foi a sessão e quais são os próximos passos.
Xingando muito no Twitter
Parece que o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) não leu a nota publicada na segunda-feira (22) por seu pai, em que o presidente se distancia de Olavo de Carvalho, criticando suas investidas contra a ala militar do governo. Desde a noite do mesmo dia, Carlos usou o Twitter para atacar diretamente o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB).
Em nota, na noite de terça (23), Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que quer pôr um ponto final na discussão – mas que “sempre estará ao lado” de Carlos, “sangue do meu sangue”, embora tenha também dado um afago a Mourão, por quem tem “consideração e apreço”. O vice, por sua vez, recorreu ao ensinamento da sua mãe: “Quando um não quer, dois não brigam”, evocou. Ficamos com as palavras da coluna de Gustavo Nogy:
A verdade dos fatos é que a bagunça generalizada, com episódios do mais puro surrealismo, instalou-se no Planalto e lá começa a criar raízes. Ninguém precisa se opor a um governo que se opõe a si mesmo. Os líderes da esquerda devem estar com medo de perder o emprego de oposição predatória e irresponsável.
Lula livre?
Um julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta terça (23) alterou a sentença do ex-presidente Lula (PT) de 12 anos e 1 mês de prisão para 8 anos, 10 meses e 20 dias. Com a redução, Lula pode deixar a carceragem da Polícia Federal em Curitiba em breve e ir para o regime semiaberto ou a prisão domiciliar. Fernanda Trisotto e Renan Fernandes explicam o caso.
- Mesmo com a progressão para o semiaberto, Lula pode ter que continuar morando em Curitiba – ou em Piraquara, na Região Metropolitana, onde fica a Colônia Penal Agrícola.
Uma medida necessária
Lei Nacional da Liberdade Econômica: a proposta, formulada por um grupo de juristas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), faria valer o princípio constitucional da livre iniciativa, tão atravancado pelo excesso de regulamentação. No editorial desta quarta (24), a Gazeta do Povo explica a importância desse anteprojeto de lei e expressa o seu apoio.
Milícia
Foi preso nesta terça (23) o líder de uma milícia que patrulha a fronteira dos Estados Unidos com o México em busca de imigrantes que tentam entrar no país. Ele afirmou que membros do grupo estavam treinando para ataques ousados: assassinar o ex-presidente Barack Obama, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e o bilionário democrata George Soros.
Já não é mais primavera
Em um referendo, os egípcios votaram para estender o governo do presidente Abdel Fatah el-Sissi e expandir os seus poderes de maneira inédita. O processo todo foi considerado fraudulento por opositores. Muitos veem a aprovação das emendas como mais um sinal de que a Primavera Árabe não trouxe as mudanças que os egípcios esperavam alcançar.
Imagem do dia
Terremoto paranaense
Um terremoto voltou a atingir a cidade de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba – é a segunda vez em dois anos. Gabriel Sawaf conta como os moradores reagiram aos tremores.
Grandes poderes e grandes responsabilidades
Vingadores: Ultimato, que estreia nesta semana, encerra um ciclo de mais de dez anos e mais de 20 filmes com os personagens da Marvel. Dionisius Amendola analisa como o Universo Cinematográfico Marvel se tornou um sucesso absoluto graças a um elemento: decisões morais.
Faça você mesmo
Já pensou em baixar um projeto de design de uma plataforma colaborativa e imprimir o seu próprio móvel de madeira? É o conceito de design aberto. Aléxia Saraiva e Luciane Belin contam como esse processo funciona passo a passo.
Uma ótima quarta-feira para você!