Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Congresso discute passaporte sanitário

Senado aprova mudanças na Lei de Improbidade. Hang provoca troca de farpas na CPI. Novas regras para vacinação

Plenário do Senado aprovou projeto que altera Lei de Improbidade Administrativa. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

Para começar este resumo de notícias. Senadores aprovaram nesta quarta-feira (29) o projeto que modifica a Lei de Improbidade Administrativa. Na avaliação de especialistas, a proposta enfraquece o combate à corrupção. Entre as medidas previstas no texto está a punição apenas para condutas consideradas intencionais. Como sofreu alterações, o projeto volta agora para a Câmara dos Deputados. Veja o que muda em relação à legislação atual.

CPI da Covid. O depoimento do empresário Luciano Hang à CPI da Covid foi marcado pela troca de provocações entre praticamente todos os envolvidos, de governistas a opositores. Aos senadores, Hang rejeitou o rótulo de negacionista e negou participação em esquemas de disseminação de notícias falsas.

Possível candidatura. Cotado para concorrer ao Senado por Santa Catarina em 2022, Hang disse que vai “pensar até o último dia”. Ele ainda falou sobre a morte da mãe por Covid-19 e vacinação, como mostra Olavo Soares, que acompanhou o depoimento.

Política, Economia e Utilidade pública

Passaporte sanitário. Uma liminar da Justiça suspendeu o passaporte sanitário no Rio de Janeiro. No Congresso, a instituição de passaportes da vacina em âmbito nacional é tema de projetos conflitantes. Leonardo Desideri explica o que preveem essas propostas.

Intervalo entre vacinas. O Ministério da Saúde recomendou a suspensão do intervalo entre a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e a gripe. Saiba qual a justificativa. Um levantamento da Fiocruz aponta que a taxa de atraso na aplicação da segunda dose contra a Covid no país chega a 11%.

Números da pandemia. O Brasil registrou mais 676 mortes por Covid-19 e 17.756 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 21.399.546 diagnósticos positivos e 596.122 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 145.691.166 com a primeira dose e 88.983.740 com a segunda.

Giro pelo mundo. Para tentar se recuperar da derrota nas eleições primárias, o presidente argentino, Alberto Fernández, anunciou uma série de medidas econômicas. Um relatório da ONU denuncia repressão em países governados pela esquerda. E entenda por que o clima é questão crucial para formação do governo na Alemanha.

Nossa visão  

Lira e os combustíveis. A alta dos combustíveis entrou no radar do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que em uma série de tuítes publicados na terça-feira atacou a cúpula da Petrobras e pediu “outras soluções que não o simples repasse frequente” dos preços internacionais do petróleo, porque “o Brasil não pode tolerar gasolina a quase R$ 7 e o gás a R$ 120”. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Lira disse querer “outras soluções” para baixar o preço dos combustíveis. Há, é claro, a solução populista, adotada na era Dilma Rousseff: fazer a Petrobras represar artificialmente seus preços, comprando caro no exterior, revendendo a preços menores internamente e arcando com o prejuízo. Essa política irresponsável foi parte do tripé que quase destruiu a estatal poucos anos atrás – combinada com a corrupção e decisões desastrosas como a compra da refinaria de Pasadena.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Processando o Facebook. John Stossel é apresentador de um programa na TV norte-americana. Ele foi difamado pelo Facebook na chamada “verificação de fatos” e agora está processando a rede social. Leia o artigo no qual ele explica o que levou-o a tomar essa decisão.

Para inspirar

Tecnologia para deficientes visuais. Imagine uma tecnologia capaz de decodificar objetos e imagens e traduzi-los em mensagens de áudio para quem não pode ver. Pois isso existe e foi desenvolvido no Brasil. Maria Clara Dias, do GazzConecta, conta como surgiu o aplicativo Veever. Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.