Para começar este resumo de notícias. Senadores aprovaram nesta quarta-feira (29) o projeto que modifica a Lei de Improbidade Administrativa. Na avaliação de especialistas, a proposta enfraquece o combate à corrupção. Entre as medidas previstas no texto está a punição apenas para condutas consideradas intencionais. Como sofreu alterações, o projeto volta agora para a Câmara dos Deputados. Veja o que muda em relação à legislação atual.
CPI da Covid. O depoimento do empresário Luciano Hang à CPI da Covid foi marcado pela troca de provocações entre praticamente todos os envolvidos, de governistas a opositores. Aos senadores, Hang rejeitou o rótulo de negacionista e negou participação em esquemas de disseminação de notícias falsas.
Possível candidatura. Cotado para concorrer ao Senado por Santa Catarina em 2022, Hang disse que vai “pensar até o último dia”. Ele ainda falou sobre a morte da mãe por Covid-19 e vacinação, como mostra Olavo Soares, que acompanhou o depoimento.
Política, Economia e Utilidade pública
Passaporte sanitário. Uma liminar da Justiça suspendeu o passaporte sanitário no Rio de Janeiro. No Congresso, a instituição de passaportes da vacina em âmbito nacional é tema de projetos conflitantes. Leonardo Desideri explica o que preveem essas propostas.
Intervalo entre vacinas. O Ministério da Saúde recomendou a suspensão do intervalo entre a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e a gripe. Saiba qual a justificativa. Um levantamento da Fiocruz aponta que a taxa de atraso na aplicação da segunda dose contra a Covid no país chega a 11%.
Números da pandemia. O Brasil registrou mais 676 mortes por Covid-19 e 17.756 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 21.399.546 diagnósticos positivos e 596.122 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 145.691.166 com a primeira dose e 88.983.740 com a segunda.
Giro pelo mundo. Para tentar se recuperar da derrota nas eleições primárias, o presidente argentino, Alberto Fernández, anunciou uma série de medidas econômicas. Um relatório da ONU denuncia repressão em países governados pela esquerda. E entenda por que o clima é questão crucial para formação do governo na Alemanha.
Nossa visão
Lira e os combustíveis. A alta dos combustíveis entrou no radar do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que em uma série de tuítes publicados na terça-feira atacou a cúpula da Petrobras e pediu “outras soluções que não o simples repasse frequente” dos preços internacionais do petróleo, porque “o Brasil não pode tolerar gasolina a quase R$ 7 e o gás a R$ 120”. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Lira disse querer “outras soluções” para baixar o preço dos combustíveis. Há, é claro, a solução populista, adotada na era Dilma Rousseff: fazer a Petrobras represar artificialmente seus preços, comprando caro no exterior, revendendo a preços menores internamente e arcando com o prejuízo. Essa política irresponsável foi parte do tripé que quase destruiu a estatal poucos anos atrás – combinada com a corrupção e decisões desastrosas como a compra da refinaria de Pasadena.
O que mais você precisa saber hoje
Câmara dos Deputados. Lira quer votar valor fixo para ICMS do combustível. O que diz o projeto
Redes sociais. YouTube anuncia que irá banir todo conteúdo com desinformação sobre vacinas
Comunismo. Quantas pessoas foram mortas pela ditadura cubana, da tomada de poder até hoje
Colunas e artigos
Processando o Facebook. John Stossel é apresentador de um programa na TV norte-americana. Ele foi difamado pelo Facebook na chamada “verificação de fatos” e agora está processando a rede social. Leia o artigo no qual ele explica o que levou-o a tomar essa decisão.
Cristina Graeml entrevista o vereador de Maricá (RJ) que obteve uma liminar contra o passaporte sanitário.
Paulo Polzonoff analisa: hoje, Machado de Assis seria bolsonarista, petista ou isentão?
O podcast 15 Minutos debate como as redes sociais reagem a decisões do STF que suspendem perfis de usuários.
Para inspirar
Tecnologia para deficientes visuais. Imagine uma tecnologia capaz de decodificar objetos e imagens e traduzi-los em mensagens de áudio para quem não pode ver. Pois isso existe e foi desenvolvido no Brasil. Maria Clara Dias, do GazzConecta, conta como surgiu o aplicativo Veever. Tenha um ótimo dia!
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares