Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Efeitos das novas regras eleitorais

Senado aprova projeto para baixar combustíveis. Fachin responde ministro sobre urnas. Guerra na Ucrânia tem novo front

Gasolina
Projeto aprovado pelo Senado pode reduzir preço dos combustíveis, dizem parlamentares. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Com 65 votos favoráveis e 12 contrários, o Senado aprovou na noite desta segunda-feira (13) o projeto de lei que define energia, combustíveis, transportes e telecomunicações como bens e serviços essenciais e, consequentemente, sujeitos a uma alíquota máxima de 17% do ICMS. A estimativa é de que a proposta possa reduzir o preço da gasolina em R$ 1,65 e o diesel em R$ 0,76, o que é questionado pela oposição e por economistas. Confira mais detalhes da proposta.

Medida contestada. A redução de tributos para tentar baratear os combustíveis é contestada pelo Centro de Liderança Pública, organização que atua na defesa do uso mais eficiente dos recursos públicos. Entenda por quê.

Rumos da economia. A alta dos combustíveis, aliada à inflação geral, é uma das preocupações do governo para o período eleitoral. Economistas acreditam que em outubro, quando os brasileiros irão às urnas, os números estarão melhores. Veja o que eles dizem.

Política, Economia e Utilidade pública

Segurança das urnas. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, respondeu ao Ministério da Defesa sobre a segurança das urnas eletrônicas. Veja o que ele disse. Um levantamento indicou que 72% das sugestões da comissão de transparência foram acolhidas pelo TSE.

Eleições 2022. A próxima eleição será a primeira com uma série de regras novas. As mudanças, porém, devem fortalecer partidos grandes e manter a média de renovação. Saiba qual deve ser o destino político dos senadores em fim de mandato.

Giro pelo mundo. O primeiro turno das eleições legislativas na França indica derrota do presidente Emmanuel Macron. Um fórum aponta perseguição política na condenação da ex-presidente da Bolívia Jeanine Añez. Entenda a batalha por Severodonetsk, novo front na Ucrânia.

Opinião da Gazeta

Eletrobras privatizada. A Eletrobrás está, finalmente, privatizada. A empresa responsável por quase um terço de toda a energia elétrica gerada no país lançou suas ações no pregão desta segunda-feira da bolsa de valores brasileira, a B3, diluindo a participação da União, que continuará a ser a maior acionista, mas sem a maioria dos papéis. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A privatização coloca a empresa no rumo da gestão profissional, sem as amarras legais que, se por um lado existem para buscar lisura em processos como licitações e contratações, por outro acabam tornando mais lento todo o ritmo de decisões. Privatizada, a companhia tem tudo para recuperar a capacidade de investimento perdida ao longo de décadas.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Museu do Comunismo. Foi inaugurado em Washington o Museu das Vítimas do Comunismo, o único do tipo no mundo que explica o passado do regime junto com sua influência mundo afora. Em artigo, Jack Wolfsohn revela os detalhes do espaço.

Para inspirar

Atitudes para fortalecer o casamento. Não importa se é um casamento de um ano, de 15, 25 ou 50: os cônjuges devem estar comprometidos em dar o melhor de si para que o relacionamento se fortaleça, tendo uma boa mentalidade e atitudes virtuosas. O Sempre Família lista cinco boas atitudes nesse sentido. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.