Líderes da base do governo Lula apresentaram o destaque para retorno da “taxa das blusinhas” ao PL do Mover.| Foto: Jonas Pereira/Agência Senado.
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Após uma manobra, o Senado aprovou nesta quarta (5) a taxação para compras internacionais até US$ 50, a chamada “taxa das blusinhas”. A medida havia sido retirada do projeto que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), mas voltou por meio de um destaque. Com isso, foi aprovada pelos senadores em votação simbólica. Veja como foi a aprovação.

Publicidade

Disputa regional. Além das divergências entre governo e Congresso, a discussão da “taxa das blusinhas” foi vitaminada por uma disputa eleitoral em Alagoas.

Aumentando a carga tributária. Proposta para compensar a desoneração da folha, a limitação do uso de créditos de PIS/Cofins vai afetar o caixa das empresas e aumentar a carga tributária.

Política, Economia e Mundo

Embate na educação do Paraná. Após a votação do projeto sobre gestão privada nas escolas, o governo do Paraná encaminhou à Justiça um pedido de prisão da presidente do sindicato dos servidores da educação.

Direita predomina em São Paulo. Uma pesquisa revelou que o eleitorado de São Paulo é mais de direita. Desmentindo Pablo Marçal, o ex-presidente Jair Bolsonaro reafirmou seu apoio ao prefeito Ricardo Nunes.

Giro pelo mundo. Um candidato alemão do partido de direita foi vítima de um ataque com faca. Na eleição do Parlamento Europeu, a direita busca aumentar sua representação.

Publicidade

Opinião da Gazeta

O TSE de Cármen Lúcia. O discurso de posse de Cármen Lúcia como nova presidente do TSE indica que não deverá haver grandes mudanças. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

As próximas eleições serão supervisionadas pela ministra que um dia afirmou que o “cala boca já morreu”, depois endossou uma censura prévia chamando-a de “situação excepcionalíssima”, e agora redige resoluções que fortalecem o controle sobre o discurso nas mídias sociais.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Moraes é o relator. Rússia quer extradição de membro do grupo Wagner preso no Rio; decisão cabe ao STF

Comércio controverso. Brasil já é um dos três maiores compradores de derivados de petróleo da Rússia às custas da guerra

Publicidade

Regularização fundiária. Projeto que permite regularização de pequenos imóveis rurais pode enfraquecer o MST

Mídia “progressista”. Como o site americano The Intercept chegou à beira da falência

Colunas e artigos

Uma farsa da Justiça americana. O veredito que condenou Donald Trump é uma farsa da Justiça. É o que defende Ilya Shapiro em seu artigo.

Marcel van Hattem critica a política do arroz eleitoral Tia Janja.

Daniel Lopez fala do homem que está liderando um estranho experimento.

Publicidade

Para inspirar e alegrar

Frio exige cuidados com a pele. Pele seca, lábios rachados e linhas de expressão mais evidentes são comuns no outono e no inverno. Aprenda como cuidar da pele nesse período.