Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), avalia criação de CPI do MEC.| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

Uma reunião com líderes partidários nesta terça-feira (5) irá decidir se o Senado instala ou não uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de corrupção no Ministério da Educação. Os senadores que propuseram a investigação apresentaram os requisitos legais para criação da comissão, porém, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), está considerando outros fatores. Saiba que fatores são esses.

Prioridades da Câmara. A Câmara dos Deputados tem até o dia 15 deste mês para se concentrar nas votações que ocorrerão antes das eleições de outubro. Veja quais são as prioridades dos parlamentares antes de se dedicarem à campanha.

Publicidade

“Loteamento” de estatais. A alta nos preços dos combustíveis suscitou uma mobilização para mudar uma das legislações criadas no contexto do combate à corrupção: a Lei das Estatais. Entenda os riscos que possíveis mudanças implicam.

Política, Economia e Utilidade pública

Eleições 2022. A coordenação eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende finalizar nas próximas semanas o novo plano de governo. Veja o que deve fazer parte desse plano. Saiba ainda como fica a disputa ao Senado em São Paulo com a desistência de José Luiz Datena.

Nova presidente da Caixa. A nova presidente da Caixa, Daniella Marques, afirmou que os funcionários do ex-presidente Pedro Guimarães foram afastados e prometeu rigor nas investigações. O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma apuração contra Guimarães, acusado de assédio.

Giro pelo mundo. O Twitter suspendeu a conta do autor Jordan Peterson por uso de um “pronome inadequado”. Um ataque a tiros durante um desfile deixou ao menos seis mortos nos Estados Unidos. Após a cúpula em Madri, entenda quais ainda são as fragilidades da OTAN.

Opinião da Gazeta

Interiorizar o desenvolvimento. Nas últimas seis décadas, a expansão econômica e a base produtiva adentraram o centro do território brasileiro e seguiram à fronteira oeste. A maior parcela do Produto Interno Bruto (PIB), porém, ainda continua concentrada na larga faixa que margeia o litoral leste do país. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Publicidade

É um problema haver cidades grandes com sérios problemas de infraestrutura, poluição, deficiência no sistema de circulação, congestionamentos e perda de qualidade de vida em razão das restrições impostas pelos gargalos, enquanto milhares de cidades pequenas não têm os meios para reter suas populações, principalmente empregos e oportunidades econômicas para jovens em início de carreira.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Roe vs. Wade. Quem são os brasileiros que atuaram para derrubar a decisão pró-aborto na Suprema Corte dos EUA

Danos morais. Defensoria e MPF pedem indenização de R$ 50 milhões à União por desestruturação da Funai

Igreja Católica. Papa Francisco nega plano de renúncia

Publicidade

Saúde mental. Mitomania: como identificar a compulsão pela mentira

Colunas e artigos

Colômbia na trilha da Venezuela. Recém-eleito presidente da Colômbia, o ex-guerrilheiro marxista Gustavo Petro pode fazer com que o país tenha o mesmo rumo da vizinha Venezuela. Em artigo, o imigrante venezuelano e doutorando Daniel Di Martino, explica por quê.

J.R. Guzzo comenta que a economia da Argentina está um caos, mas economistas da esquerda fingem que nem notaram.

Paulo Polzonoff Jr. imagina um diálogo em que o PCC nega envolvimento com o PT.

Para inspirar

Uma volta à tradição na arquitetura. A falta de critérios estéticos nas construções contemporâneas faz com que a feiura predomine nas grandes cidades brasileiras. Em reação a esse modelo, surgiu na década de 1990 o Novo Urbanismo, que ganha força no país. Conheça esse movimento de retomada da tradição. Tenha um ótimo dia!

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]