Flávio Dino será sabatinado e terá indicação ao STF votada pelos senadores nesta quarta-feira (13).| Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil.
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

O Senado decide nesta quarta (13) se Flávio Dino será o novo ministro do STF. Primeiro, ele será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) junto com Paulo Gonet, indicado à Procuradoria-Geral da República. Depois, terá o nome apreciado na comissão e, por fim, no Senado. O governo não poupou esforços para garantir uma vitória, que parece iminente.

Publicidade

Liberdade de expressão em risco. Na avaliação de especialistas, a ida de Flávio Dino ao STF representa um risco à liberdade de expressão. Aqui estão 10 razões.

Notas para o governo Lula. Com o fim do primeiro ano do governo Lula se aproximando, qual a sua avaliação? Dê suas notas em diferentes áreas.

Opinião da Gazeta

Sabatina simultânea é tudo que Lula e Dino queriam. Graças à criatividade de Davi Alcolumbre, Lula já tem garantida uma primeira vitória em seu esforço para Flávio Dino assumir uma cadeira no STF. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Ainda que os senadores priorizem perguntas a Dino, não terão todo o tempo de que gostariam para sabatinar o ministro da Justiça; temas e episódios cruciais que fazem de Dino um nome totalmente inadequado para o Supremo, como o seu pendor totalmente liberticida, não serão suficientemente explorados.

Leia o editorial na íntegra

Publicidade

Política, Economia e Mundo

O projeto de poder do PT. Lideranças petistas admitiram abrir os cofres públicos para ganhar as eleições e ficar 20 anos no poder. No entanto, o avanço da direita faz o partido acender o sinal amarelo.

Nova taxa de juros. O Copom deve reduzir nesta quarta a taxa de juros, ainda que o governo dificulte um corte maior. Uma pesquisa revela: para 63% dos trabalhadores, o dinheiro acaba antes do fim do mês.

Giro pelo mundo. O governo de Javier Milei anunciou as primeiras medidas econômicas, que incluem corte de gastos e dólar fixado. A crise econômica chegou também ao Japão. Entenda por quê.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

O que mais você precisa saber hoje

Bets. Senado aprova regulamentação das apostas esportivas

Publicidade

BNDES. MST poderá receber recursos do Fundo Amazônia mesmo sem personalidade jurídica

Avaliação internacional. Pisa 2022: Brasil poderia, mas não quer melhorar desempenho na educação

Colunas e artigos

Roma vs. ensino público. Durante cinco séculos, os romanos eram educados em casa. Artigo de Lawrence Reed explica por que o melhor imperador de Roma evitaria as escolas públicas.

Paulo Polzonoff Jr. questiona: invasão da conta da Janja no Twitter foi hacker ou é tudo armação?

Luciano Trigo alerta: o terceiro turno está chegando.

Publicidade

Para inspirar e alegrar

A universidade anticancelamento. Anunciada dois anos atrás, a primeira universidade anticancelamento começa a ganhar corpo nos EUA. Conheça o projeto, que vai iniciar as aulas em 2024.

Tenha um ótimo dia!