Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Brasil é condenado em Corte de Direitos Humanos

Senado manda recado ao STF. Fazenda da Embrapa será entregue ao MST. A novela envolvendo Beto Richa e o PL

Senado avança na proibição de drogas e manda recado ao STF: quem legisla é o Congresso
CCJ do Senado aprovou PEC que criminaliza porte e posse de drogas (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

A proposta que criminaliza a posse e o porte de drogas em qualquer quantidade em todo o país deve ser discutida no plenário do Senado na semana que vem. O texto é um recado ao STF, que analisa a descriminalização do porte de maconha. Na visão dos senadores, a Corte tenta "usurpar poderes" do Congresso.

Indenizações milionárias. A Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil pela morte de um integrante do MST em 2000 e pela ação da PM de São Paulo na Operação Castelinho, de 2002. Relembre os dois casos.

Com direito a festa. Uma fazenda da Embrapa será entregue definitivamente ao MST no sábado. A propriedade de mais de 600 hectares, que fica em Ponta Grossa (PR), foi invadida em 2003. Agora, a área se tornará assentamento oficial da reforma agrária.

Política, Economia e Mundo

Reviravoltas no PL. A possível filiação do ex-governador Beto Richa (PSDB) ao PL para que ele concorresse à prefeitura de Curitiba causou uma grande confusão no partido. Entenda como ficou a situação e quem deve ser o candidato de Bolsonaro na capital paranaense.

Investigação sem fim. O "inquérito das fake news" completou cinco anos ontem. A investigação, que mira condutas que "atingem a honorabilidade e a segurança” do STF e de seus ministros, não tem resultados concretos a apresentar.

Giro pelo mundo. O ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel, admitiu que as famílias do país gastam mais de 70% de sua renda na compra de alimentos. A Rússia realiza sua eleição presidencial neste final de semana – uma mera formalidade para que Vladimir Putin permaneça no poder.

Opinião da Gazeta

Cinco anos de excessos. Um dos principais marcos – se não o principal – do processo de destruição da liberdade de expressão no Brasil completou cinco anos nesta quinta-feira: o "inquérito das fake news". Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Nestes cinco anos, a lei foi ignorada por quem mais deveria estar empenhado em garantir seu cumprimento, e a democracia foi solapada pelos mesmos que juram estar defendendo-a.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

"Guerra de narrativas" e bem comum. Denúncias de exploração sexual de crianças e tráfico de menores na Ilha de Marajó (PA) voltaram à tona em fevereiro. Damares Alves, porém, já havia jogado luz sobre problema em 2022. Paulo Polzonoff Jr. analisa a guerra de narrativas envolvendo o caso.

J.R. Guzzo fala sobre as intervenções de Lula na Petrobras.

Deltan Dallagnol comenta os dez anos da Lava Jato.

Para inspirar e alegrar

Um doce diferente. Se você ainda não planejou uma sobremesa para o fim de semana, um pudim de licor de menta pode ser uma boa pedida. A receita é fácil – e o sabor, surpreendente.

Tenha um ótimo dia e um excelente final de semana!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.