Oposição pedirá que o ministro dos Direitos Humanos visite os presos do 8 de janeiro em presídios de Brasília| Foto: Clarice Castro / MDHC
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

CARREGANDO :)

Senadores da oposição vão propor ao ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, que os presídios da Papuda e da Colmeia sejam incluídos na série de visitas que ele pretende realizar no sistema prisional do país. Nos dois presídios estão pouco mais de 200 manifestantes do 8 de janeiro. Segundo a oposição, os presos têm enfrentado violações de direitos.

Dilma e Putin. Atual presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff usou a instituição financeira para ajudar Vladimir Putin, presidente da Rússia, a confrontar potências do Ocidente. Dilma defendeu que negociações entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul sejam feitas em moedas nacionais, sem o uso do dólar.

Publicidade

Lula no Mercosul. Como presidente do Mercosul, Lula tem autonomia para decidir quais pautas serão discutidas pelo grupo de países. As prioridades do petista, porém, são ideológicas, e podem deixar a organização ainda mais fragilizada. Lula quer, por exemplo, reintegrar a Venezuela ao bloco. O país está suspenso desde 2017, por ser uma ditadura.

Política, Economia e Mundo

Calibre 38 está restrito. A Polícia Federal confirmou que armas do calibre 38 especial, amplamente utilizado por empresas de segurança e vigilantes, estão restritas. A medida está prevista no decreto publicado pelo governo a respeito do tema. Com base no texto, a PF já tem negado o registro de aquisição a civis.

Classificação de risco. A agência Fitch aumentou a nota de crédito do Brasil nesta quarta (26), refletindo a melhora nos indicadores macroeconômicos e fiscais do país. Com a mudança, o Brasil passou do rating BB- para o BB, permanecendo no chamado grau especulativo. Até 2015, porém, o Brasil tinha uma espécie de "selo" de bom pagador atribuído pelas agências de classificação de risco. Entenda o que causou a queda da avaliação do país.

Giro pelo mundo. A China segue escondendo informações oficiais sobre o impacto da Covid-19 no país. O Exército do Níger anunciou a derrubada do presidente do país, Mohamed Bazoum, alegando "contínua degradação da situação de segurança e má gestão econômica e social".

Opinião da Gazeta

A sorte de Lula. Um presente acaba de cair no colo do presidente Lula, que haverá de explorá-lo como sempre faz, ao lado de seus aliados na política e na opinião pública: a agência de classificação de risco Fitch elevou, nesta quarta-feira, a nota de crédito do Brasil, que era BB- e passou a BB. Leia um trecho da opinião da Gazeta:

Publicidade

A elevação da nota brasileira pela Fitch veio com algum empurrãozinho do atual governo, mas, em sua maioria, a melhoria se deve a fatores que não dependem da vontade de Lula ou até mesmo a contrariam.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Ministro do STF. Defesa de suspeitos da agressão diz que versão de Moraes contém “curiosa inovação”

Em hotel de luxo. Futuro presidente do STF, Barroso encontra Joesley Batista e André Esteves, investigados pela Lava Jato

Entrevista. Haddad diz que taxação de super-ricos deve ser enviada ao Congresso em agosto

Publicidade

Economista. Marcio Pochmann será o novo presidente do IBGE, diz Paulo Pimenta

Colunas e artigos

Cobrança adicional. As companhias aéreas passarão a cobrar uma nova taxa para dar prioridade na acomodação das bagagens de mão. O advogado Stéfano Ribeiro Ferri explica que, na prática, a taxa é uma cobrança adicional que permite ao passageiro furar a fila de embarque para acomodar sua mala. Leia mais no artigo assinado por Ferri.

Paulo Cruz comenta a fala de Lula sobre a escravidão e a ideia de racismo estrutural.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança analisa os decretos sobre armas editados pelo governo Lula.

Para inspirar

Inovação no Vale dos Vinhedos. A região da Serra Gaúcha que inclui os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul tem experimentado o sabor da inovação. Uvas diferentes, blends com produtos de outras regiões e distintos métodos de vinificação estão entre as novidades implementadas pelos enólogos. Saiba mais sobre o resultado.

Publicidade

Tenha um ótimo dia!