Bom dia!
Preso em Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já está cumprindo a pena decorrente da sua condenação no caso do tríplex do Guarujá.
Inicialmente, a pena de Lula é de 12 anos e um mês de prisão, mas isso não significa que o ex-presidente deve ficar todo esse tempo preso na capital paranaense. Por isso, Kelli Kadanus respondeu: quanto tempo pode durar a prisão de Lula em Curitiba?
Uma das esperanças de Lula está depositada no julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de duas ações diretas de inconstitucionalidade que abordam o tema da possibilidade de prisão após a condenação em segunda instância. As duas ações são relatadas pelo ministro Marco Aurélio Mello do STF, mas são muitos os fatores que podem impedir que elas beneficiem o ex-presidente.
Um dos obstáculos, certamente, ainda é a atual jurisprudência da corte sobre o tema e o Editorial da Gazeta do Povo, comentando a importância da segurança jurídica, esclareceu:
E, em seu voto, [Rosa Weber] ainda dedicou um bom tempo ao tema das mudanças de jurisprudência. Segundo a ministra, precedentes não são imutáveis: “Até que ponto uma corte constitucional está vinculada aos próprios precedentes? (...) Diante das mutações jurídicas ou de alterações fáticas significativas (...), não há muita dificuldade em se reconhecer que pode se afastar ou rever suas decisões”, afirmou.
E a incerteza é tanta, que o Partido dos Trabalhadores nega em público, mas sabe que Lula dificilmente será candidato.
Diz-me com quem andas
Um juiz federal de Brasília aceitou a denúncia de organização criminosa contra um grupo de nove pessoas, dentre as quais estão o coronel João Baptista de Lima Filho e o advogado José Yunes, amigos do presidente Michel Temer.
A reforma da reforma
Não aprovada, a medida provisória que complementa a Reforma Trabalhista deve perder a validade. Além de significar uma derrota do governo de Michel Temer, a queda da medida deixará um amplo espaço para interpretações nebulosas e conflitantes da atual legislação trabalhista. Diante disso, Flávia Pierry apresentou algumas das lacunas que surgirão e explicou como a jurisprudência deve resolver cada uma delas.
Ampliando o portfólio
As multinacionais estão com um novo plano para expandir no Brasil e para atender a demanda por produtos saudáveis: a aquisição de marcas locais.
Cuido com as ‘parcelinhas’
O uso excessivo do cartão de crédito é uma prova de que os brasileiros não sabem usar o ‘dinheiro de plástico’. Nem mesmo as estratégias do governo para coibir o costume surtiram os efeitos esperados, mas há uma solução para isso: a regra do 50-15-35.
Sem limites
A China tem batido recordes como país de origem dos capitais investidos na América Latina. Um dos projetos que está nos planos dos chineses é a aquisição de um porto e de uma ferrovia no Sul do Brasil.
Plantio Direto
Conheça o pioneiro da técnica de Plantio Direto no Brasil que, além de sobreviver a um bombardeio em Dresden, revolucionou a agricultura do país.
Na Coreia do Sul
As coincidências continuam... O ex-presidente Lee Myung-bak, que se encontra preso desde o mês passado, foi acusado pelos crimes de recebimento de propina, prática de peculato e evasão fiscal.
Na China
Negando um possível recuo na imposição de tarifas aos produtos norte-americanos, o governo de Pequim conta com a sua mais importante arma: o mercado interno.
É como alertou a colunista do Agro da Gazeta do Povo, Tatiana Palermo, guerras comerciais não são boas nem fáceis de vencer, Mr. Trump:
A saída para uma maior segurança no comércio internacional é a abertura, que pode ser puxada pelo Brasil.
No Japão
O caso de mulheres que foram discriminadas enquanto tentavam reanimar o prefeito da cidade Maizuru, que havia sofrido um aneurisma, reacendeu o debate sobre a igualdade entre homens e mulheres no país.
Na Hungria
Com uma larga vantagem, o primeiro-ministro, Viktor Orbán, venceu as eleições parlamentares novamente e deve ter uma folgada maioria na Assembleia Nacional do país. Quem não está nada feliz com o resultado é a União Europeia.
No Peru
Desde os anos 1990, a família Fujimori, com seus conflitos e dramas, protagoniza uma longa novela que se confunde com a história recente do país.
Uma questão de hábito
Um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) identificou uma nova vítima da paixão dos brasileiros pelo Estado: as ações filantrópicas privadas.
Devido ao tamanho do Estado e a tradição de envolvimento do poder público, o país tem uma tendência a esperar do Estado o que em outros países movimentaria a filantropia.
Na raiz do problema
Conheça o método alternativo que está sendo empregado pela Justiça para ajudar as famílias a identificar e resolver os seus conflitos:
A psicóloga mediadora Rosângela Montefusco, que participa do projeto, explica que, nas sessões, é trabalhada a mediação sistêmica. A ideia não é focar no ponto de discórdia, mas sim descobrir o que há por trás disso, de que forma a verdadeira causa do problema levou à atual situação.
A educação da vontade
A homeschooler Cibele Scandelari explicou como o homeschooling pode ir muito além da educação da inteligência dos filhos:
Como desenvolverei situações diárias que levem minhas filhas a compreenderem seu papel, a encontrarem propósitos e a serem essencialmente boas. Uma das respostas é: educar a vontade.
No Paraná
Empate técnico. É o que indicou a primeira pesquisa de intenção de voto registrada para o governo do Paraná em 2018. Ratinho Jr. (PSD) e Osmar Dias (PDT) brigam pela liderança. Não deixe de ver o infográfico com os percentuais de todos os candidatos.
Novo governo? Empossada na última sexta-feira (6), a govenadora Cida Borghetti (PP) já começou a negociar com os partidos a composição do seu secretariado. Confira os nomes já indicados e os que são especulados.
Nem tão novo assim. Além de Fernanda Richa, esposa do ex-governador Beto Richa (PSDB), outros nomes que já faziam parte do governo anterior devem continuar na gestão de Cida.
De um jeito ou de outro. João Frey contou como os aliados do ex-governador Beto Richa (PSDB) que foram barrados pela CVM para fazer parte do Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) da Copel acabaram com cargos em quatro estatais paranaenses.
Em Curitiba
Para reduzir os impactos. A prefeitura de Curitiba ofereceu um parque para que os apoiadores do ex-presidente Lula, preso na cidade, possam acampar.
Para ficar na memória. O lugar que antes abrigava o Clube do Golfinho, um dos primeiros espaços do país exclusivos para o ensino da natação, vai ser transformado em um condomínio de casas. Não custa nada relembrar a história de um dos símbolos da natação paranaense.
Para matar as saudades. Richard Clayderman voltará a tocar em Curitiba para comemorar os seus 40 anos de carreira
Um bom dia!
Deixe sua opinião