Aproximadamente mil servidores federais, ligados a pelo menos 40 categorias, paralisaram as atividades nesta terça-feira (18) e realizaram protestos em Brasília. Os trabalhadores reivindicam uma reposição salarial de 26%, em média, por conta de alegadas perdas inflacionárias, e também pedem a reestruturação de carreiras. Diante da reivindicação, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que “não tem espaço no orçamento” para reajuste. O movimento, porém, vai continuar. Saiba quais serão os próximos passos.
Terceira via. A fim de ser protagonista na construção de uma terceira via nas eleições, presidenciais, o Movimento Brasil Livre (MBL) trabalha no apoio ao ex-juiz Sergio Moro (Podemos). Um grupo de advogados repudiou manifestações de apoio ao ex-presidente Lula (PT).
Antes da campanha. Antes de se dedicar à campanha pela reeleição, o presidente Jair Bolsonaro precisa resolver pelo menos quatro “abacaxis”. Veja quais são eles na reportagem de Wesley Oliveira.
Política, Economia e Utilidade pública
Covid em alta. O Brasil registrou nesta terça 132.254 novos casos de Covid-19, o maior número já registrado em um único dia desde o início da pandemia. Um estudo mostrou que há pessoas infectados que podem transmitir o vírus por mais tempo.
Maduro na berlinda. O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela aprovou três pedidos para iniciar o procedimento de um possível referendo revogatório do mandato do ditador Nicolás Maduro. Entenda como a realidade do país desmente o discurso da esquerda no Brasil e confira os argumentos que derrubam quatro mitos sobre o “paraíso” do socialismo.
Giro pelo mundo. O governo de Tonga confirmou a morte de pelo menos três pessoas e um “desastre sem precedentes” após o tsunami causado por uma erupção vulcânica. Nos Estados Unidos, roubos em ferrovia criaram um cenário de terceiro mundo na cidade de Los Angeles.
Opinião da Gazeta
Ditadura venezuelana. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano, responsável pela organização das eleições no país, anunciou na segunda-feira que três “pedidos de ativação de referendo revogatório” foram aceitos pela entidade, o que, em tese, poderia levar ao fim da ditadura de Nicolás Maduro. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:
Há um detalhe a que Maduro ainda poderia se apegar como peça de propaganda: ele poderia afirmar que, ao desejarem um referendo que revogue o mandato do ditador, os movimentos democráticos estariam finalmente admitindo que Maduro tem um mandato, o que não é verdade.
O que mais você precisa saber hoje
Liberdade de expressão. ‘Grotesco, ‘cruel’, ‘estarrecedor’: como um texto antirracista virou alvo de canceladores
Fundo de Garantia. Os empréstimos “perigosos” do FGTS: calote cresce e governo quer crédito para negativados
Leste europeu. EUA alertam para ataque russo à Ucrânia “a qualquer momento”; governos marcam nova reunião
Colunas e artigos
Culpa do Guedes? Colocar a culpa da não-privatização no ministro Paulo Guedes é um exagero. Essa é a avaliação de Hélio Beltrão, convidado de Leda Nagle no Gazeta Entrevista, para quem “o sistema político não quer a privatização”.
Thaméa Danelon fala do caso do tenista Novak Djokovic e o inconstitucional passaporte sanitário.
Madeleine Lacsko relata a saga do juiz que pretende tirar a guarda de quem não vacinar os filhos.
Para inspirar
Um castelo cercado de vinhedos. Já imaginou se hospedar em um apartamento cujas janelas têm vista para uma profusão de videiras, onde é possível colher uvas e degustar vinhos? O Bom Gourmet foi conhecer os Castelos do Vale Resorts, em Bento Gonçalves (RS), e relata essa experiência. Tenha um ótimo dia!
Deixe sua opinião