Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
O tenente-coronel Mauro Cid, que foi ajudante de ordens de Bolsonaro, permaneceu em silêncio diante da CPMI do 8 de janeiro. Protegido por um habeas corpus, Cid não precisava responder questões que pudessem incriminá-lo – mas optou por não dizer nem mesmo a própria idade. O presidente da Comissão, deputado Arthur Maia, afirmou que ele será denunciado ao STF.
Reforma tributária. Ausente das discussões da reforma na Câmara dos Deputados, Lula deve mudar de estratégia durante a tramitação do texto no Senado. A ideia é ganhar protagonismo na aprovação da proposta e trabalhar, por exemplo, para a inclusão de incentivos fiscais para montadoras. Leia mais sobre a estratégia do presidente.
Inelegibilidade de Bolsonaro. O ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível por oito anos após ser condenado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O TCU (Tribunal de Contas da União), porém, pode estender o período da punição para além de 2030. Veja quais são as chances de Bolsonaro evitar uma inelegibilidade mais longa.
Política, Economia e Mundo
Rusga com Tarcísio. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou ter cometido "um erro" ao convidar o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), a um evento da legenda para discutir a reforma tributária. Na ocasião, após um bate-boca entre o governador e deputados do partido, Bolsonaro chegou a afirmar que "falta experiência política" a Tarcísio.
Governo cede e evita derrota. Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, anunciou que o governo fez um acordo com o Congresso a respeito do Marco do Saneamento. Com isso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, retirou de pauta um projeto que derrubava alterações feitas pelo Executivo.
Giro pelo mundo. A ditadura da Nicarágua prendeu mais um membro da Igreja Católica e impediu outro de retornar ao país. A Ucrânia não será convidada a integrar a OTAN na cúpula de 2023 – e não só por causa da guerra. Veja quais exigências o país precisa cumprir.
Opinião da Gazeta
Investimento, crescimento e emprego. As boas safras agrícolas, associadas à expansão da área plantada, fizeram agravar gargalos que o Brasil não tem conseguido resolver: a insuficiência do sistema de transportes; a pequena capacidade de armazenagem; a demora na ampliação e modernização do sistema portuário etc.
O Brasil sofre com a composição distorcida do gasto público, porquanto o subinvestimento estatal ao longo de muitos anos deixou o país com um déficit de infraestrutura física e infraestrutura social.
O que mais você precisa saber hoje
Infectologista. Lula vai condecorar médico de pesquisa com cloroquina que resultou na morte de 11 pessoas
Colunas e artigos
Preço dos carros pode baixar? O alto preço dos carros no Brasil tem motivado discussões e políticas de incentivo do governo federal. Artigo de Alysson Diógenes, professor da Universidade Positivo, explica como a legislação ambiental interfere nesse mercado.
Adolfo Sachsida comenta a reforma tributária.
Francisco Razzo fala sobre a Inteligência Artificial e a capacidade de pensar.
Para inspirar
Obra sem dor de cabeça. Renovar a casa ou o escritório pode ser um processo prazeroso – mas também um baita estresse. Saber exatamente o que você quer e quais materiais usar pode minimizar os riscos. Se o assunto é piso, você já tem onde se informar: a HAUS preparou um guia com tudo que você precisa saber sobre porcelanatos.
Tenha um ótimo dia!