O corregedor Luis Felipe Salomão arquivou pedido de investigação contra auxiliares de Moraes.| Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

O corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, decidiu arquivar um pedido de investigação feito pelo Partido Novo contra auxiliares do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Repleta de erros jurídicos, a decisão confirma que os principais membros do Judiciário não pensam em agir para conter os atos de Moraes, que usou o TSE para produzir relatórios e usá-los em inquéritos. Confira os detalhes da decisão.

Publicidade

“Terrivelmente calados”. Dentro do STF, a esperança de alguma reação às denúncias contra Moraes estava nos ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques. Até aqui, no entanto, os dois permanecem em silêncio.

Política, Economia e Mundo

Mentiras do TSE em processo. Novas revelações mostram que o TSE teria mentido no processo que bloqueou as redes do ex-deputado Homero Marchese. Relembre por que o ex-parlamentar entrou na mira de Moraes.

Tensão entre os poderes. Apesar do acordo que envolveu governo, Congresso e Judiciário para liberação das emendas parlamentares, a tensão entre os poderes permanece. Entenda por quê.

Giro pelo mundo. O ex-presidente argentino Alberto Fernández denunciou a ex-esposa por “violação de sigilo”. Em meio a ameaças de impeachment, Emmanuel Macron tenta definir o novo premiê francês.

Opinião da Gazeta

Um prêmio para governos perdulários. O Senado aprovou um projeto de renegociação de dívidas dos estados ainda mais leniente com a irresponsabilidade fiscal que o texto original. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Publicidade

É muito improvável que o governo simplesmente abra mão de dezenas de bilhões de reais que deveriam vir dos bolsos de quem deve, não nega, paga quando puder; são grandes as chances de buscar esse dinheiro por outros meios, esfolando ainda mais os cidadãos e empresas.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Eleições 2024. PL nacional quer anular convenções em que o partido se coligou ao PT no Paraná

Rio de Janeiro. Eduardo Paes busca antigos adversários para encorpar campanha municipal

Sem lacração. “Born to be wild”: Harley-Davidson abandona políticas woke em nome da liberdade (e dos negócios)

Publicidade

Espaço. Nasa detecta objeto 27 mil vezes maior que a Terra se movendo a 1,6 milhão de km/h

Colunas e artigos

Fraudes no meio científico. Apesar de aura venerável, o mundo científico não está isento de erros e enganos. Artigo de José Ramón Zárate mostra como a pressão para publicar estudos vem fomentando fraudes.

Fernando Jasper pergunta: qual será o preço do dinheiro? “Bolsonarista dove” e “lulista Hawk” tentam responder.

Guilherme Fiuza fala da morte de Silvio Santos e o jornalismo de luto.

Para inspirar e alegrar

A cidade mais competitiva do Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, Florianópolis foi eleita a cidade mais competitiva do Brasil. Saiba o que levou a capital catarinense a alcançar essa marca.

Publicidade