Bom dia!
Jair Bolsonaro (PSL) foi a estrela do Programa Silvio Santos no SBT, na noite desse domingo (5). Como quando o apresentador recebeu Michel Temer (MDB), em janeiro do ano passado, o tema principal da conversa foi a reforma da Previdência. Além de defender a “Nova Previdência”, como o governo chama a proposta, Bolsonaro falou do fim do horário de verão e voltou a criticar os radares – segundo o presidente, “o brasileiro perdeu o prazer em dirigir” por causa deles.
No editorial desta segunda (6), a Gazeta do Povo comenta a MP da Liberdade Econômica, assinada por Bolsonaro na semana passada e um dos assuntos da conversa com Silvio: “É inegável e positivo o avanço liberal que o governo pretende imprimir ao país”.
As privatizações de Bolsonaro, porém, ainda estão hibernando – mas a Gazeta encontrou os culpados. E fica a dica: neste conteúdo, você pode ler a matéria ou ouvir o nosso podcast.
O fim do P
A tendência de mudanças nos nomes dos partidos brasileiros não para. Recentemente, o PPS virou Cidadania – e até o MDB, que já deixou o P de lado recentemente, cogita se chamar apenas “Movimento”.
"Balbúrdia"
Imagine uma escola de Ensino Fundamental completinha, com refeitório, biblioteca, laboratório e tudo mais, e que, além disso, conte com construções de madeira, painéis fotovoltaicos e um sistema inovador de conforto térmico – e seja aberta à comunidade. Esse é o projeto de uma escola em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, que foi elaborado por cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e que acaba de ser premiado nos Estados Unidos. Na HAUS, Aléxia Saraiva explica a proposta tintim por tintim.
Chuck Norris das araucárias
Um britânico que mora na região de Curitiba é civil, mas dá aulas de operações táticas para equipes como as da Divisão Estadual de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc), do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar (Coe), do Grupamento de Mergulhadores de Combate do Exército do Brasil (Grumec) e até dos renomados mariners U. S. Navy SEALs. Confira na matéria de Alex Silveira.
Não tente isso em casa
Um médico curitibano afirma que não tem necessidade de se alimentar – e come apenas raramente, por prazer. Há 17 anos, ele passou por um processo de reprogramação alimentar e diz que a energia que recebe vem da respiração e do sol. Raquel Derevecki, do Viver Bem, conta essa história.
Vaquinha virtual
Se você ainda é um reles mortal que precisa se alimentar, fique sabendo que nos açougues online a carne pode sair até 30% mais barata. No Bom Gourmet, Marina Mori explica o porquê da diferença de preços e conta como um negócio desse tipo funciona.
E mais
- Esta terça-feira (7) marca o fim da Avianca Brasil – ela é, acredite, a 11ª companhia aérea que encerra suas operações o Brasil desde 2001.
- Em Moscou, 41 pessoas morreram e 37 sobreviveram em um pouso de emergência de uma aeronave em chamas neste domingo (5).
- Um estádio de futebol russo ganhou um gramado feito com o plástico de copos descartáveis recolhidos durante a última Copa do Mundo.
- João Frey explica por que alguns parlamentares do Paraná querem reduzir o tamanho de dois parques nacionais.
- Relembre 10 carros que saíram de cena cedo demais e permaneceram pouco tempo no mercado brasileiro.
- Saiba mais sobre quem é e o que esperar do novo imperador do Japão, Naruhito, que assumiu o trono depois da abdicação de seu pai, Akihito.
- Cobrar mensalidade em universidades públicas é uma solução viável? Gabriel de Arruda Castro explica como o sistema funciona em outros países.
- No Sempre Família, William Bilches fala da importância do apoio da mãe da gestante em casos de gravidez inesperada.
Uma ótima semana para você!
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião