Lula e o ministro do trabalho, Luiz Marinho: projeto costurado por governo, centrais sindicais e confederações patronais cria nova contribuição a ser descontada do salário dos trabalhadores, sindicalizados ou não.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

O governo Lula costura, com centrais sindicais e confederações patronais, um projeto de lei que cria uma nova contribuição a ser paga pelos trabalhadores. O valor teria o objetivo de "recompensar" sindicatos por conquistas como reajustes salariais. Após autorização em assembleia da categoria, o trabalhador seria obrigado a ter a contribuição descontada do salário. Leia o que se sabe a respeito da proposta.

Publicidade

Marco temporal. Contrariando a decisão do STF, o Senado aprovou, ontem, o texto-base de um projeto de lei que estabelece o marco temporal para demarcação das terras indígenas. Ainda ontem, porém, o Supremo definiu regras para indenização de proprietários de terras. Leia os detalhes.

Contra ativismo do STF. A oposição ao governo e 22 frentes parlamentares anunciaram que vão intensificar a obstrução de pautas no Congresso Nacional em protesto contra o ativismo judicial do STF. Os parlamentares criticam a atuação da Corte para definir temas que são de competência do Legislativo, como aborto, porte de drogas e demarcação de terras. Saiba mais.

Política, Economia e Mundo

Ajuda para fechar contas. O governo Lula conta com uma ajuda do STF para tentar melhorar suas contas. O pedido diz respeito ao pagamento dos precatórios – como são chamadas as dívidas do governo que foram reconhecidas pela Justiça. Entenda na reportagem de Célio Yano.

Privatização da Sabesp. Perguntamos aos leitores se a Sabesp deveria ser privatizada: 64% responderam que sim e 36% opinaram que não. Aproveite e vote também na enquete sobre o túnel Santos-Guarujá.

Giro pelo mundo. Um relatório apontou que a pobreza atinge 40,1% da população da Argentina que vive em áreas urbanas. São Francisco, nos Estados Unidos, enfrenta uma situação crítica com mais de sete mil pessoas em situação de rua.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Opinião da Gazeta

Turbulências econômicas à vista. O cenário econômico mundial nunca será um mar de águas calmas – a turbulência econômica é um fenômeno comum e que precisa ser manejado pelos países. Mas para isso é preciso eficiência e controle das despesas públicas. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Na América Latina, com poucas exceções, temos governos ineficientes, populistas e irresponsáveis no manejo dos orçamentos públicos. O Brasil é um exemplo disso.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Desfecho. CPI do MST encerra os trabalhos sem aprovar relatório final

Publicidade

Esperidião Amin. Suspeitas de omissão do governo Lula no 8/1 vão perdurar após fim da CPMI, diz senador

Câmara dos Deputados. Comissão quer ouvir ministros de Lula sobre atuação de Janja no governo

Banco Central. Após primeira reunião de Lula com Campos Neto, Haddad diz que conversas serão periódicas

Colunas e artigos

STF e o aborto. O Supremo pode decidir sobre a descriminalização do aborto? Artigo do jurista Ives Gandra Martins discute o tema a partir do que diz a Constituição. Leia a íntegra.

Bruna Frascolla fala sobre a assessora da ministra Anielle Franco que ofendeu a torcida do São Paulo.

Publicidade

Luiz Philippe de Orleans e Bragança comenta a política externa do governo Lula.

Para inspirar e alegrar

Papel inédito no Brasil. A Klabin inaugurou uma máquina que promete entregar um produto inédito no Brasil: um tipo de papel com revestimento branco, que pode ser usado em embalagens, copos e outros recipientes. A inovação deve atender não só o mercado nacional como o de outros países. Saiba os detalhes.

Tenha um ótimo dia!