Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
Até agora, 2023 tem apresentado bons indicadores econômicos: a valorização do real e a queda na taxa de desemprego são exemplos disso. O governo comemora, mas analistas afirmam que os bons ventos não resultam, apenas, da política econômica da gestão de Lula. Segundo eles, "sorte" e heranças de outros mandatos têm influência no resultado positivo. Saiba mais nesta reportagem.
Reforma tributária. A criação do Conselho Federativo, órgão que teria a função de gerir recursos destinados a estados e municípios após a reforma tributária, deve provocar impasses na tramitação da proposta no Senado. Segundo especialistas, além de reduzir a autonomia de estados e municípios, a nova estrutura vai complicar o sistema tributário e pode causar disputas judiciais.
Novas causas. Além da reforma agrária, o MST tem defendido outras causas ditas "progressistas". Temas que tradicionalmente não são considerados relevantes para movimentos de inspiração marxista, como a legalização do aborto, o feminismo e a causa LGBT, agora aparecem em publicações do movimento.
Política, Economia e Mundo
Articulação na Câmara. Ainda falta um ano e meio para que a Câmara dos Deputados tenha uma nova eleição para a Mesa Diretora. Mesmo assim, os parlamentares já começam a conversar, ainda que informalmente, sobre quem deve ser o sucessor de Arthur Lira (PP-AL) na Presidência da Casa. Veja quem são os cotados.
Lava Jato. O desmantelamento da operação começou em 2019, mas se intensificou a partir da volta de Lula ao Palácio do Planalto. Agora, além de investigações e condenações anuladas, a elite do Judiciário iniciou um processo de retaliação contra os protagonistas da operação. Após a cassação do mandato do ex-procurador Deltan Dallagnol como deputado, o alvo da vez deve ser o ex-juiz e agora senador Sergio Moro.
Giro pelo mundo. A Idea, grupo formado por 25 ex-chefes de Estado e de governo espanhóis e latino-americanos, manifestou preocupação com ataques à liberdade de expressão e de imprensa na América Latina. Na Espanha, direita e esquerda fazem uma corrida para tentar formar um novo governo.
Opinião da Gazeta
Como recuperar de fato a democracia. Depois de anunciar, na sexta-feira, o autointitulado “pacote da democracia”, o governo Lula enviou ao Congresso Nacional os prometidos projetos de lei, com o objetivo declarado de endurecer o combate aos crimes contra o Estado Democrático de Direito. Leia um trecho da opinião da Gazeta:
O país ganharia muito mais em termos de defesa da democracia e do Estado de Direito se as autoridades se empenhassem fortemente em restabelecer o império da lei; e em cessar os abusos contra a liberdade de expressão e o devido processo legal.
O que mais você precisa saber hoje
Suposta agressão. Moraes e familiares prestam depoimento sobre hostilidades em aeroporto de Roma
Pedido de dados. PGR quer saber se 244 denunciados por 8 de janeiro seguem Bolsonaro nas redes sociais
Ministro da Justiça. Dino aciona PF para investigar acordos da Lava Jato com outros países
Assassinato em 2018. Delação levou à prisão de suspeito de envolvimento na morte de Marielle Franco
Colunas e artigos
O Congresso no segundo semestre. O governo Lula tem cedido espaço ao Centrão com o objetivo de aumentar sua base de apoio no Congresso. Artigo de Brunno Carmona Calado, advogado na área de Relações Governamentais, explica quais devem ser os principais temas debatidos no Parlamento até o final do ano. Leia a íntegra.
Sergio Moro fala sobre os boatos envolvendo a possível cassação de seu mandato como senador.
Diogo Schelp comenta a politização do Supremo Tribunal Federal.
Para inspirar
Experimente um lanche internacional. Você já provou algum prato típico da Armênia? O Bom Gourmet te dá uma opção: aprenda a fazer o Arais, um sanduíche de pão sírio com recheio de carne moída bem temperada.
Tenha um ótimo dia!