Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
Com o placar em 5 a 1 a favor da descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, o STF suspendeu o julgamento sobre o tema após um pedido de vista do ministro André Mendonça. Antes, Cristiano Zanin votou contra a descriminalização. Agora, Mendonça terá até 90 dias para analisar os autos e o processo voltar à pauta. Veja como foi o julgamento até aqui.
Moradores de rua. Uma decisão de Alexandre de Moraes proibiu o poder público de remover moradores de rua. Entenda por que esse problema não se resolve com uma canetada.
Financiamento de sindicatos. Outra discussão no STF é sobre a contribuição assistencial compulsória a todos os trabalhadores. Falta apenas um voto para instituir a cobrança.
Política, Economia e Mundo
Vem aí os novos Brics. Os Brics anunciaram a inclusão de mais seis países, formando uma espécie de “clube de ditaduras”. Porém, as disputas entre nações já ameaçam esse novo cenário.
Não ao modelo econômico petista. A reação negativa à possível volta do imposto sindical mostrou como o Centrão tem sido o principal responsável por barrar o modelo econômico fracassado do PT.
Giro pelo mundo. Diante de uma onda de saques na Argentina, a esquerda tenta culpar Javier Milei. Na Rússia, Vladimir Putin expressou condolências pela morte de Yevgeny Prigozhin, a quem chamou de “talentoso”.
Opinião da Gazeta
Governo consegue seu arcabouço fiscal. O Brasil ganhou uma nova âncora fiscal em substituição ao teto de gastos. O governo parte agora em busca da segunda parte. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
O arcabouço, da forma como está aprovado, com as várias exceções à regra, já não é uma ferramenta muito sólida; sem redução de despesas, torna-se ainda menos crível, o que influencia negativamente a confiança do investidor e dificulta, por exemplo, uma trajetória de queda sustentável dos juros.
O que mais você precisa saber hoje
Em sigilo. Corregedor do CNJ intima Dallagnol a depor sob pena de condução coercitiva
Advocacia-Geral. Bancada evangélica quer articulação com Jorge Messias para barrar resolução do CNS
Resultado nesta sexta. Vencedor de leilão do novo pedágio terá missão de curar trauma paranaense de modelo caro e sem obras
Vitórias na Suprema Corte. Conheça a Aliança em Defesa da Liberdade, rede que luta pela livre expressão dos cristãos no mundo
Colunas e artigos
Autoritarismo para exportação. Escolas africanas estão sendo usadas pelo Partido Comunista Chinês para exportar autoritarismo. Entenda como no artigo de Ari Blaff.
Deltan Dallagnol mostra como o filhotismo venceu no STF.
J.R. Guzzo expõe mais um plano de Lula: tirar três dias de salário do trabalhador e entregar para sindicatos.
Para inspirar e alegrar
O que ver no fim de semana. Da Netflix vêm duas dicas para o seu fim de semana: um filme de zumbi que traz mensagem a favor da vida e uma série que retrata famílias destruídas pela epidemia de opiáceos.
Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!
Uma versão anterior da matéria informava que o placar do julgamento no STF estava em 4 votos a 1 pela descrminalização do porte de maconha para uso pessoal. Esse placar, na verdade, está em 5 a 1 após a ministra Rosa Weber antecipar seu voto pela descriminalização.
Deixe sua opinião