Pela segunda vez, o Supremo Tribunal Federal (STF) anula uma decisão da Lava Jato - ambas do ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro. A bola da vez foi a condenação Márcio de Almeida Ferreira, ex-gerente da Petrobras, a 10 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. O argumento do réu: a defesa não teve oportunidade de entregar alegações finais após argumentos de delatores.
Em teoria, o julgamento ainda não terminou. Mas o STF já formou maioria. E coloca em xeque mais de 30 ações da Lava Jato, entre elas, a possibilidade de tirar o ex-presidente Lula da cadeia. Nossa correspondente em Brasília, Kelli Kadanus estava lá: veja como foi o julgamento. E confira ainda na matéria de Andrea Torrente: um resumo das derrotas da Lava Jato nos últimos tempos.
Mas sob risco mesmo esteve o ministro Gilmar Mendes. Em entrevista, o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot confessa: foi armado ao STF para matar Gilmar. Veja o que levou Janot a esse ponto.
Mudando de assunto, já imaginou ganhar R$ 30,5 mil por semestre para comprar livros? Lucio Vaz conta como isso é possível. Spoiler: para conseguir, você precisa passar em um concurso de juiz. E no editorial da Gazeta do Povo, você confere: O fundo da Lava Jato e os minoritários da Petrobras. Leia um trecho:
No meio da comoção criada pelo aumento das queimadas na Amazônia, surgiu a ideia de usar o dinheiro da Petrobras para ajudar na preservação da floresta. Nada para ações de combate à corrupção e nada para o ressarcimento de acionistas minoritários – e aqui está o principal problema.
Economia
O Brasil só não entrou em um novo racionamento de energia porque a economia está estagnada nos mesmos níveis de 2014. A avaliação é de especialistas do setor energéticos, ouvidos pela repórter Rosana Félix. O cenário pode se complicar caso a economia cresça com maior vigor e o ritmo das chuvas não aumentar.
Os smartphones estão revolucionando o e-commerce. Um estudo apresentado pelo Ebanx mostra que 62% dos brasileiros que fizeram compras internacionais usaram o canal como meio para acessar lojistas e fechar as transações, aponta a repórter Sharon Abdalla.
A Uber realizou um evento global nesta quinta-feira (26), nos Estados Unidos, para apresentar a nova geração do aplicativo, com foco em ampliar o acesso aos serviços disponíveis na plataforma. A nova interface do app promete integrar os produtos da empresa. A primeira mudança a ser percebida é a exibição, já na tela inicial, das solicitações de corridas e dos pedidos da Uber Eats - hoje feitos em ferramentas separadas.
Mundo
Jacques Chirac, duas vezes presidente da França, faleceu aos 86 anos nesta quinta-feira. O colunista Filipe Figueiredo traz uma reflexão sobre o passado desse que é uma das figuras políticas mais conhecidas da Europa. O colunista relembra alguns de seus esqueletos no armário e as partes mais louváveis da carreira de Chirac, como a resistência em autorizar a invasão do Iraque pelos EUA em 2003.
Ucraniagate! Nos EUA, foi divulgada a denúncia anônima de funcionário da inteligência que está no centro do processo de impeachment contra Trump. Os democratas já têm maioria para aprovar o impeachment na Câmara. Porém, os republicanos são maioria no Senado, e até o momento não há indicações de que eles estejam dispostos a virar as costas para Trump.
Quem está ganhando com esse escândalo por enquanto, é Elizabeth Warren, pré-candidata democrata que pela primeira vez em uma pesquisa apareceu à frente de Joe Biden, que está envolvido na crise política. Até então, Biden era o favorito entre os eleitores democratas.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião