Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Presidenciáveis nas redes sociais

STF decide sobre Lei de Improbidade. Espanhóis levam aeroportos. TSE retoma divulgação de dados de candidatos

improbidade
Ministros do STF durante julgamento sobre nova Lei de Improbidade Administrativa. (Foto: Carlos Moura/STF)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Após 14 dias, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quinta-feira (18) o julgamento sobre a possível retroatividade da nova Lei de Improbidade Administrativa. Ao final, a maioria dos ministros seguiu o voto do relator Alexandre de Moraes e decidiu que as novas regras, mais benéficas, não se aplicam àqueles condenados antes da publicação da lei. Contudo, a decisão dos ministros abre brecha para absolvições. Entenda o que ficou decidido.

Dados dos candidatos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por maioria de votos, que irá retomar a divulgação dos dados detalhados dos candidatos. Saiba o que poderá ou não ser divulgado.

A verdade sobre a Braskem. No início do mês, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusou o ex-procurador Deltan Dallagnol de destruir a petroquímica Braskem, do grupo Odebrecht. O que não é verdade, como explica essa reportagem.

Política, Economia e Mundo

Campanha nas redes sociais. Em busca de engajamento e, claro, votos, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) traçaram estratégias para as redes sociais. Veja quais são elas. Confira ainda os números da nova pesquisa Datafolha para a Presidência.

Aeroportos sob nova direção. R$ 2,45 bilhões. Esse foi o lance apresentado pelo grupo espanhol Aena Desarollo International pelo bloco de 11 aeroportos que inclui o terminal de Congonhas, em São Paulo. Confira o resultado do leilão.

Giro pelo mundo. Publicações no Twitter levaram uma professora a ser condenada a 34 anos de prisão na Arábia Saudita. No Chile, a cesta básica disparou e já aumentou mais de 20%. Entenda por que Hong Kong teve a maior redução da sua população na história.

Opinião da Gazeta

Congonhas e o futuro dos aeroportos. A incerteza quanto aos rumos da economia global, cada vez mais abalada pela inflação e por perspectivas ruins de crescimento, e a imprevisibilidade do cenário eleitoral brasileiro impediram que a sétima rodada de leilões de aeroportos fosse mais concorrida. Mesmo assim, o resultado foi bastante positivo. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A modernização dos aeroportos nacionais é essencial para que o país possa suprir a demanda presente e futura por transporte aéreo, seja em viagens de negócios, seja para fortalecer o turismo; se o país recebesse fluxo semelhante ao da Turquia ou da Tailândia, nossos aeroportos já teriam entrado em colapso.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Ataque à liberdade de expressão. Após publicar uma série de pesquisas que questionam a forma de combater a Covid-19, a jornalista Paula Schmitt teve sua conta banida no Twitter. Cristina Graeml conversou com ela, que fala sobre mais esse ataque à liberdade de expressão.

Para inspirar

Despertando o amor pela leitura. A competição com outras formas de passar o tempo, especialmente as tecnológicas, é um desafio para despertar o amor pela leitura nas crianças. Mas há algumas estratégias que podem ser utilizadas. O Sempre Família conta quais são.

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.