Ministros do STF durante julgamento sobre nova Lei de Improbidade Administrativa.| Foto: Carlos Moura/STF
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Após 14 dias, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quinta-feira (18) o julgamento sobre a possível retroatividade da nova Lei de Improbidade Administrativa. Ao final, a maioria dos ministros seguiu o voto do relator Alexandre de Moraes e decidiu que as novas regras, mais benéficas, não se aplicam àqueles condenados antes da publicação da lei. Contudo, a decisão dos ministros abre brecha para absolvições. Entenda o que ficou decidido.

Publicidade

Dados dos candidatos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por maioria de votos, que irá retomar a divulgação dos dados detalhados dos candidatos. Saiba o que poderá ou não ser divulgado.

A verdade sobre a Braskem. No início do mês, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusou o ex-procurador Deltan Dallagnol de destruir a petroquímica Braskem, do grupo Odebrecht. O que não é verdade, como explica essa reportagem.

Política, Economia e Mundo

Campanha nas redes sociais. Em busca de engajamento e, claro, votos, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) traçaram estratégias para as redes sociais. Veja quais são elas. Confira ainda os números da nova pesquisa Datafolha para a Presidência.

Aeroportos sob nova direção. R$ 2,45 bilhões. Esse foi o lance apresentado pelo grupo espanhol Aena Desarollo International pelo bloco de 11 aeroportos que inclui o terminal de Congonhas, em São Paulo. Confira o resultado do leilão.

Giro pelo mundo. Publicações no Twitter levaram uma professora a ser condenada a 34 anos de prisão na Arábia Saudita. No Chile, a cesta básica disparou e já aumentou mais de 20%. Entenda por que Hong Kong teve a maior redução da sua população na história.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Opinião da Gazeta

Congonhas e o futuro dos aeroportos. A incerteza quanto aos rumos da economia global, cada vez mais abalada pela inflação e por perspectivas ruins de crescimento, e a imprevisibilidade do cenário eleitoral brasileiro impediram que a sétima rodada de leilões de aeroportos fosse mais concorrida. Mesmo assim, o resultado foi bastante positivo. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A modernização dos aeroportos nacionais é essencial para que o país possa suprir a demanda presente e futura por transporte aéreo, seja em viagens de negócios, seja para fortalecer o turismo; se o país recebesse fluxo semelhante ao da Turquia ou da Tailândia, nossos aeroportos já teriam entrado em colapso.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Eleições. Quem são os candidatos a governador e quais têm o apoio de Lula, Bolsonaro, Ciro ou Tebet

Publicidade

Economia. Guedes admite frustração por privatizações e diz que América Latina está “desmanchando”

Cultura. “The Boys”: um mergulho no demoníaco pós-moderno

Colunas e artigos

Ataque à liberdade de expressão. Após publicar uma série de pesquisas que questionam a forma de combater a Covid-19, a jornalista Paula Schmitt teve sua conta banida no Twitter. Cristina Graeml conversou com ela, que fala sobre mais esse ataque à liberdade de expressão.

J.R. Guzzo mostra que Lula quer destruir muita coisa e a Lei da Ficha Limpa entrou e seu radar.

Luís Ernesto Lacombe diz por que o manifesto pela “democracia”, na verdade, representa tirania e servidão.

Publicidade

Para inspirar

Despertando o amor pela leitura. A competição com outras formas de passar o tempo, especialmente as tecnológicas, é um desafio para despertar o amor pela leitura nas crianças. Mas há algumas estratégias que podem ser utilizadas. O Sempre Família conta quais são.

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]