“Parte da reação que enfrentamos é porque não nos deixamos intimidar”, disse Luís Roberto Barroso, em defesa de Alexandre de Moraes, ao abrir sessão do STF nesta quarta (14)| Foto: Antonio Augusto/STF
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

No dia seguinte às revelações de que o ministro Alexandre de Moraes usou o TSE para perseguir críticos de direita, o STF agiu rapidamente para tentar estancar a crise. Ministros da Corte saíram em defesa do colega, negando irregularidades e reafirmando seu poder no inquérito das fake news. Veja como foi a reação do Supremo.

Publicidade

Cerco a Constantino. Um dos alvos da ação de Moraes foi o jornalista Rodrigo Constantino, inclusive com um pedido de “capricho” no relatório contra ele.

Esquerda também reage. Pelos lados da esquerda, a reação dos militantes foi da agressividade à tentativa de minimização do caso.

Pressão pelo impeachment. Fato é que as revelações fazem crescer a pressão pelo impeachment de Moraes. Para juristas, há evidências de desvios que justificam a medida.

Opinião da Gazeta

Perseguição política no STF pede resposta contundente. As entranhas do abusivo sistema persecutório montado por Alexandre de Moraes estão expostas para a perplexidade de todo um país. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A sociedade civil organizada e os formadores de opinião têm muito o que fazer, a começar por abrir os olhos, deixar de aceitar e de normalizar os supremos arbítrios, e chamar a tudo e a todos pelo nome correto: abusos cometidos por liberticidas.

Publicidade

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Mundo

Os braços de Moraes na censura. Dois juízes e um servidor atuavam juntos para cumprir as ordens de Alexandre de Moraes contra opositores. Saiba quem são eles e como funcionava o órgão no TSE que virou ferramenta para censura.

Números da educação no Brasil. Resultados do Ideb mostram o Brasil abaixo da meta nos anos finais dos ensinos fundamental e médio. Confira quais estados se destacaram na avaliação.

Giro pelo mundo. A OMS declarou a varíola do macaco emergência internacional. Na Venezuela, um ex-deputado da oposição sequestrado pelo chavismo foi internado em estado grave.

O que mais você precisa saber hoje

Eleições 2024. Segundo debate entre candidatos de São Paulo é marcado por ataques e propostas vagas

Publicidade

Verbas da saúde. Edital da Fiocruz exige “combate a fake news” e pode beneficiar movimentos pró-Lula

Recuperação. Governo do Rio Grande do Sul apresenta balanço de ações nos 100 dias após cheias

Big Tech. Apple abre programa de treinamento somente para mulheres, negros e indígenas

Colunas e artigos

O declínio da “economia verde”. Não são só os agricultores os descontentes com a guerra agressiva da União Europeia contra as mudanças climáticas. Artigo de Jon Miltimore analisa o declínio da “economia verde”.

Paulo Polzonoff Jr. pergunta: e agora, Xandão?

Publicidade

Guilherme Fiuza analisa as Olimpíadas do deboche.

Para inspirar e alegrar

Valorizando os alimentos da estação. O mês de agosto é época de variedade de produtos alimentícios sazonais que chegam ao seu auge de sabor e frescor. Saiba quais são esses alimentos e como aproveitá-los.