Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

STF deve investigar ministro da Educação. Alckmin se filia ao PSB. Rússia se reorganiza para atacar Ucrânia

Milton Ribeiro, ministro da Educação, é acusado de favorecimento na liberação de recursos. (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito para apurar a conduta do ministro da Educação, Milton Ribeiro. Denúncias apontam para a atuação de pastores dentro do ministério e o favorecimento na liberação de recursos para prefeituras. Um prefeito disse que o pastor Arilton Moura, um dos citados, teria pedido ouro para liberar dinheiro do MEC.

Ministro diz que fica. Em entrevista, o ministro Milton Ribeiro negou qualquer tipo de favorecimento e disse que já existe uma investigação na Controladoria-Geral da República (CGU). Ele garantiu ainda que não vai deixar o cargo.

Sob pressão. Apesar de seguir no cargo, inclusive com apoio do presidente Jair Bolsonaro, Ribeiro continua sob pressão. Quem mais pressiona é o Centrão, que está de olho no ministério. Veja como está a situação do ministro.

Opinião da Gazeta  

Uma vingança para que todos temam os poderosos. Em 2021, a Lava Jato foi encerrada de forma melancólica e, ao que parece, agora os corruptos partem para a desforra. Essa é a sensação que fica diante da recente condenação de Deltan Dallagnol no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Numa decisão injusta e equivocada, o ex-coordenador da Lava Jato, foi condenado a pagar R$ 75 mil para o ex-presidente Lula devido a uma apresentação de slides feita em 2016. Veja um trecho da opinião da Gazeta:­­

A exposição do procurador a respeito do papel de Lula nos esquemas investigados foi clara, acessível aos cidadãos e fundamentada em evidências acumuladas em mais de dois anos de trabalho. Só há e só houve “espetacularização do evento”, como alega a defesa de Lula, para quem rechaça ou rechaçava a Lava Jato como um todo, recusando-se a acreditar, de modo pertinaz, nas inúmeras revelações que a operação fez ao longo de sua atividade.

Política, Economia e Utilidade pública

Eleições 2022. O ex-governador Geraldo Alckmin assinou a ficha de filiação ao PSB, dando assim mais um passo para ser vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em meio a ofensivas dos adversários, o presidente Jair Bolsonaro (PL) age para fidelizar o voto religioso.

Deltan recebe doações. Um dia depois de ser condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a indenizar o ex-presidente Lula por danos morais, o ex-procurador Deltan Dallagnol disse ter recebido várias doações via Pix para ajudá-lo a pagar o valor.

Guerra na Ucrânia. O Ministério da Defesa do Reino Unido indicou que as tropas russas se reorganizam para agir “em grande escala” na Ucrânia. A coluna Jogos de Guerra diz se Vladimir Putin pode fazer a OTAN rachar. E entenda por que o governo ucraniano insiste em uma zona de exclusão aérea sobre o país.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Questão trans no Twitter. Um site cristão de piadas foi suspenso do Twitter por ter feito uma postagem satírica sobre uma pessoa transgênero. Em artigo, Charles C.W. Cooke questiona: é política da plataforma que usuários não podem discordar da questão trans?

Para inspirar

Estímulo aos sentidos. Cada pessoa percebe o mundo à sua maneira e, no caso dos autistas, essa condição afeta os sentidos e torna-os muito mais sensíveis aos estímulos externos. Esse é o ponto de partida de uma exposição que aproxima os visitantes do universo dessas pessoas. Saiba mais. Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.