
O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito para apurar a conduta do ministro da Educação, Milton Ribeiro. Denúncias apontam para a atuação de pastores dentro do ministério e o favorecimento na liberação de recursos para prefeituras. Um prefeito disse que o pastor Arilton Moura, um dos citados, teria pedido ouro para liberar dinheiro do MEC.
Ministro diz que fica. Em entrevista, o ministro Milton Ribeiro negou qualquer tipo de favorecimento e disse que já existe uma investigação na Controladoria-Geral da República (CGU). Ele garantiu ainda que não vai deixar o cargo.
Sob pressão. Apesar de seguir no cargo, inclusive com apoio do presidente Jair Bolsonaro, Ribeiro continua sob pressão. Quem mais pressiona é o Centrão, que está de olho no ministério. Veja como está a situação do ministro.
Opinião da Gazeta
Uma vingança para que todos temam os poderosos. Em 2021, a Lava Jato foi encerrada de forma melancólica e, ao que parece, agora os corruptos partem para a desforra. Essa é a sensação que fica diante da recente condenação de Deltan Dallagnol no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Numa decisão injusta e equivocada, o ex-coordenador da Lava Jato, foi condenado a pagar R$ 75 mil para o ex-presidente Lula devido a uma apresentação de slides feita em 2016. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
A exposição do procurador a respeito do papel de Lula nos esquemas investigados foi clara, acessível aos cidadãos e fundamentada em evidências acumuladas em mais de dois anos de trabalho. Só há e só houve “espetacularização do evento”, como alega a defesa de Lula, para quem rechaça ou rechaçava a Lava Jato como um todo, recusando-se a acreditar, de modo pertinaz, nas inúmeras revelações que a operação fez ao longo de sua atividade.
Política, Economia e Utilidade pública
Eleições 2022. O ex-governador Geraldo Alckmin assinou a ficha de filiação ao PSB, dando assim mais um passo para ser vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em meio a ofensivas dos adversários, o presidente Jair Bolsonaro (PL) age para fidelizar o voto religioso.
Deltan recebe doações. Um dia depois de ser condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a indenizar o ex-presidente Lula por danos morais, o ex-procurador Deltan Dallagnol disse ter recebido várias doações via Pix para ajudá-lo a pagar o valor.
Guerra na Ucrânia. O Ministério da Defesa do Reino Unido indicou que as tropas russas se reorganizam para agir “em grande escala” na Ucrânia. A coluna Jogos de Guerra diz se Vladimir Putin pode fazer a OTAN rachar. E entenda por que o governo ucraniano insiste em uma zona de exclusão aérea sobre o país.
O que mais você precisa saber hoje
Combustíveis. Por que a gasolina vendida no Brasil segue o preço externo? Entenda a política da Petrobras
População LGBT. MPF ajuíza ação para IBGE incluir “identidade de gênero” e orientação sexual no Censo
Estímulo econômico. Alimentos, etanol, indústria: os impostos que o governo cortou para aliviar a inflação
Pandemia. Por que os repórteres de ciência não fazem cobertura justa das origens da Covid-19
Colunas e artigos
Questão trans no Twitter. Um site cristão de piadas foi suspenso do Twitter por ter feito uma postagem satírica sobre uma pessoa transgênero. Em artigo, Charles C.W. Cooke questiona: é política da plataforma que usuários não podem discordar da questão trans?
Daniel Lopez fala de George Soros e o real objetivo por trás da crise na Ucrânia.
Bruna Frascolla comenta o vício de direita e esquerda em não reconhecer o que o país tem de bom.
Para inspirar
Estímulo aos sentidos. Cada pessoa percebe o mundo à sua maneira e, no caso dos autistas, essa condição afeta os sentidos e torna-os muito mais sensíveis aos estímulos externos. Esse é o ponto de partida de uma exposição que aproxima os visitantes do universo dessas pessoas. Saiba mais. Tenha um ótimo dia!
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA