Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Com um placar de 8 votos contra 3, o STF decidiu que são constitucionais as restrições de indicações políticas em cargos de diretorias e conselhos de empresas públicas previstas na Lei das Estatais. Mas, por unanimidade, os ministros decidiram manter as indicações feitas pelo governo Lula desde o ano passado. Veja como foi o julgamento.
Silenciando os críticos. Com o argumento de combater fake news, o governo Lula convocou a Polícia Federal para tentar calar críticos à atuação do Executivo na tragédia do Rio Grande do Sul.
Regulação das redes. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, defendeu um modelo de regulação das redes sociais que pode criar uma dupla camada de censura. Entenda.
Política, Economia e Mundo
Menos verba contra desastres. Quase 80%. Essa foi a redução no orçamento federal para prevenção a desastres na última década. E veja como a ciência explica as enchentes avassaladoras no RS.
Forças Armadas em ação. As Forças Armadas já participaram de mais de 52 mil resgates no RS. O general que chefia as operações afirma que a ação sofre com mentiras de “heróis do WhatsApp”.
Giro pelo mundo. Vladimir Putin voltou a acusar o Ocidente e diz que a Rússia está “sempre pronta” para a guerra. A ditadura da Nicarágua tem usado a Interpol para perseguir opositores no exterior.
Opinião da Gazeta
Para arrecadar mais, governo acaba com planejamento das empresas. A Receita Federal afirmou que cobrará imediatamente a alíquota de 20% sobre as contribuições previdenciárias. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Nenhuma medida que tenha efeito tão drástico sobre as finanças seja de empresas, seja de entes públicos, privando-os de receita ou impondo-lhes nova despesa, pode ser implementada de maneira súbita como pretende agora a Receita Federal.
O que mais você precisa saber hoje
Justiça Eleitoral. Ministro libera recursos de PT e PL contra Moro para serem julgados no TSE
Emendas parlamentares. Governo pagou R$ 539 milhões em emendas ao RS em 3 dias; Porto Alegre recebeu R$ 177 milhões
Litoral norte de SP. Justiça dá prazo para que São Sebastião adote medidas para evitar desastres climáticos
Taxa Selic. Bolsonaro 5 x 4 Lula: BC se divide sobre juros e indica rumo após saída de Campos Neto
Colunas e artigos
Políticas identitárias de lado. Universidades americanas de elite não vão mais exigir que professores declarem apoio a políticas identitárias. Os detalhes no artigo de James Lynch.
J.R. Guzzo diz que, para a Gestapo federal, mostrar pessoas fazendo mais que os governos é intolerável.
Lúcio Vaz mostra que, em ano eleitoral, Lula dobra despesas com viagens pelo país e visita obras polêmicas.
Para inspirar e alegrar
Humor para toda a família. Procurando uma comédia despretensiosa, para assistir com toda a família no fim de semana? “A Batalha do Biscoito Pop-Tart” é a nossa sugestão.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada