• Carregando...
politização
Plenário do STF retoma nesta quinta (17) julgamento sobre porte de maconha.| Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O STF retoma nesta quinta-feira (17) o julgamento que pode descriminalizar o porte de maconha para consumo pessoal. Até o momento, quatro dos 11 ministros já votaram pela legalização. A possibilidade iminente de que isso se confirme tem preocupado profissionais e entidades que tratam dependentes químicos. Saiba quais os riscos apontados por eles.

“Populismo de extrema direita”. Em discurso durante um evento, o ministro Alexandre de Moraes falou em combater o avanço do que chamou de “populismo de extrema direita”.

Combate à desigualdade. Uma das principais promessas do presidente Lula era reduzir a desigualdade social. Mas o espaço para cumprir essa meta é pequeno.

Política, Economia e Mundo

Os efeitos do apagão. Nas regiões Sul e Sudeste, o apagão da última terça-feira (15) foi proposital. Ao politizar o episódio o governo adia soluções e alimenta desconfianças sobre o setor elétrico.

Aceno de Lula aos radicais. Ao discutir a taxação de grandes fortunas, o governo Lula acena à base mais radical. A segunda etapa reforma tributária ameaça as deduções no Imposto de Renda em saúde e educação.

Eleição na Argentina. Você sabe o que é o anarcocapitalismo, defendido pelo argentino Javier Milei? Conheça os adversários dele, uma ex-guerrilheira que virou à direita e um peronista “moderado”.

Opinião da Gazeta

As primárias argentinas e o fracasso do kirchnerismo. O resultado das primárias argentinas não foi nada animador para o peronismo de esquerda que governa hoje o país. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A Argentina é um caso raro de país que já esteve entre os mais ricos do mundo e afundou não por causas externas, como uma invasão estrangeira ou catástrofes naturais, mas pelas próprias escolhas feitas ao longo das últimas décadas.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Eleições. TV PT pode violar isonomia entre os partidos e causar desequilíbrio eleitoral

Nível baixo e ideologia. Concurso para professor de história em SP: filosofia grega é africana

Agricultura. Estado vice-líder na produção de soja pode perder 650 mil hectares

Artigo. A nova “moda” do TikTok: viver como uma “garota ratazana”

Colunas e artigos

Guerra híbrida na Amazônia. O que está por trás da guerra híbrida que envolve as ONGs na Amazônia? A resposta está no artigo de Lorenzo Carrasco, jornalista que depôs na CPI das ONGs no Senado.

Marcel van Hattem fala sobre o argentino Javier Milei e o liberalismo pop.

Paulo Polzonoff Jr. mostra que a briga de Larissa Manoela com os pais é mais trágica que aumento da gasolina e apagão.

Para inspirar e alegrar

O bairro mais sustentável do mundo. Previsto para ocupar uma área de 1,4 milhão de metros quadrados, foi inaugurado no Paraná o “bairro mais sustentável do mundo”. Conheça essa iniciativa.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]