Bom dia!
A Polícia Federal prendeu nesta terça (23) os primeiros suspeitos de ter cometido um ataque hacker ao celular do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Em perguntas e respostas, a Gazeta deixa você por dentro do assunto.
- Um dos nossos jornalistas em Brasília, Renan Barbosa, conversou pelo Telegram com um hacker que tentou se passar pelo ministro da Economia Paulo Guedes. E olha que o hacker era muito bem informado.
- Camila Abrão conta quem é o novo presidente da Funai. O delegado Marcelo Augusto Xavier tem 41 anos – e as graças da Frente Parlamentar Agropecuária.
- Ratinho Junior (PSD) tem uma ampla base aliada na Assembleia Legislativa do Paraná, mas mesmo assim não teve um primeiro semestre de governo muito fácil. Catarina Scortecci elenca cinco pepinos que o governador ainda deve enfrentar nesta segunda metade do ano.
Opinião da Gazeta
No editorial desta quarta-feira, a Gazeta do Povo analisa a tática de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PSL) de liberar o saque do FGTS para aquecer a economia:
Em alguns anos, a perda de patrimônio do trabalhador atingiu valores elevados, como em 2015, quando, em plena recessão, a inflação ficou em 10,6% e o FGTS rendeu menos de 4%. Isso significa que, somente naquele ano, o governo, na prática, tomou para si quase 7% de todos os saldos do FGTS acumulado até então. Esse é um dos problemas que persistem até hoje e chega a ser estranho que ainda não tenha sido resolvido, apesar de representar brutal transferência de patrimônio do trabalhador para o governo.
Imagem do dia
Lá fora
Boris Johnson dizia que as chances de se tornar primeiro-ministro britânico eram “tão boas quanto as chances de encontrar Elvis em Marte”, mas foi precisamente isso que aconteceu nesta terça (23) – não a descoberta do Rei do Rock no planeta vermelho, mas a ascensão de Johnson ao cargo de chefe de governo do Reino Unido. Saiba quem é ele e quais desafios tem pela frente.
- Filipe Figueiredo associa dois acontecimentos aparentemente sem relação, no Uruguai e na Alemanha, para tocar numa ferida aberta: as consequências de uma concepção absolutista de hierarquia no serviço militar.
- Tiago Cordeiro lista dez países que cobram mensalidades em universidades públicas – e conta como o sistema funciona em cada um deles.
Para começar o dia inspirado
Uma confeitaria de Curitiba trata com o maior capricho as bordas dos brownies assados no local – que não são utilizadas nos produtos por questão de estética. Os pedaços das guloseimas são colocados em pacotinhos – são cerca de 20 por dia – com mensagens de incentivo e dados como “presentinho” para quem quer que peça. A maioria dos pacotes, é claro, vai para pessoas carentes. Quem conta essa história é Mellanie Anversa.
Aprofunde-se
Pesquisadores brasileiros, incluindo um professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), fizeram uma descoberta que pode mudar o modo como entendemos os primeiros passos da história da humanidade. Anderson Gonçalves mantém você informado.
- Se a Constituição fosse cumprida seguindo a sua intenção original, o Brasil economizaria R$ 20 bilhões por ano no pagamento de supersalários. Quem faz as contas é Luan Sperandio.
As dicas que só a Gazeta traz
Que tal passar cinco dias na faixa nos alpes italianos, recarregando as baterias? Sete cidades do Vêneto estão oferecendo a proposta, com uma condição: não levar celular nem computador. Luan Galani esclarece os detalhes na HAUS.
- Você sabia que a panturrilha é considerada o nosso “segundo coração”? No Viver Bem, Amanda Milléo explica por que e ensina como manter a saúde dessa parte do corpo em dia.
- Anderson Hartmann esteve em Adis Abeba e conheceu o tradicional ritual etíope de preparar e servir café. No Bom Gourmet, ele conta como foi.
Tenha uma excelente quarta-feira!
Deixe sua opinião